Juventude quilombola e educação escolar: desafios da Comunidade Quilombola de Macaúbas Palmito
DOI:
https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i1.12542Palavras-chave:
Evasão escolar, Juventude quilombola, Quilombo Macaúbas PalmitoResumo
A evasão escolar no Brasil é um problema recorrente que compromete o desenvolvimento da educação, sendo assim faz-se necessário compreender os fatores que levam um/uma estudante a deixar o ambiente escolar. É com base nessa discussão que este estudo direcionado ao município de Bocaiúva, região norte de Minas Gerais, tem o objetivo de compreender os fatores que impulsionaram o abandono escolar dos/das jovens da comunidade Quilombola de Macaúbas Palmito e, ainda, identificar se os fatores que levaram a essa saída são os mesmos que impedem o retorno. Para isso, recorremos aos questionários, junto à conversas e observações que estão marcadas pelo pertencimento e vivência na comunidade. Nos deparamos com fatores internos como infraestrutura, convivência e condições de deslocamento, e outros que não se concentram na escola, como as condições socioeconômicas que as empurram para o mercado de trabalho e cuidados com o lar. Tais aspectos nos mostraram a complexidade do conceito evasão escolar, e desperta para a necessidade em associá-lo ao que definimos como expulsão escolar, pois há motivações que partem das condições oferecidas/construídas pela escola em meio às desigualdades e discriminações sociais.
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