Juventude quilombola e educação escolar: desafios da Comunidade Quilombola de Macaúbas Palmito

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i1.12542

Palabras clave:

Evasão escolar, Juventude quilombola, Quilombo Macaúbas Palmito

Resumen

A evasão escolar no Brasil é um problema recorrente que compromete o desenvolvimento da educação, sendo assim faz-se necessário compreender os fatores que levam um/uma estudante a deixar o ambiente escolar. É com base nessa discussão que este estudo direcionado ao município de Bocaiúva, região norte de Minas Gerais, tem o objetivo de compreender os fatores que impulsionaram o abandono escolar dos/das jovens da comunidade Quilombola de Macaúbas Palmito e, ainda, identificar se os fatores que levaram a essa saída são os mesmos que impedem o retorno. Para isso, recorremos aos questionários, junto à conversas e observações que estão marcadas pelo pertencimento e vivência na comunidade. Nos deparamos com fatores internos como infraestrutura, convivência e condições de deslocamento, e outros que não se concentram na escola, como as condições socioeconômicas que as empurram para o mercado de trabalho e cuidados com o lar. Tais aspectos nos mostraram a complexidade do conceito evasão escolar, e desperta para a necessidade em associá-lo ao que definimos como expulsão escolar, pois há motivações que partem das condições oferecidas/construídas pela escola em meio às desigualdades e discriminações sociais.

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Biografía del autor/a

Monalisa Aparecida do Carmo, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Campinas; Mestra em Educação pela Universidade Federal de Viçosa. Licenciada e Bacharel em História pela Universidade Federal de Viçosa. Foi professora da rede municipal de Viçosa- MG (2016, 2017, 2019); na rede estadual de Minas Gerais (2017); e no ensino superior pelo Departamento de Educação na Universidade Federal de Viçosa (2020-2022). Em 2022 esteve vinculada a Universidade Pedagógica de Maputo (Moçambique) para um Estágio Científico avançado e desenvolveu pesquisas, eventos e aulas. Atualmente é co-fundadora e integrante do Grupo de pesquisa em Educação, Gênero e Raça (Educagera - UFV), atuando no oferecimento de eventos, grupos de leitura e cursos voltados à formação de professoras/es e o preparo de pessoas negras, indígenas, quilombolas e trans para o ingresso na pós-graduação. Também integra o Núcleo de Estudos Afro Brasileiros Viçosa (NEAB - Viçosa) e o Grupo de pesquisa em Infâncias, Diferenças e Direitos Humanos (INDDHU - Unicamp). Tem interesse por temáticas envolvendo Educação e Diversidade com ênfase em Relações étnico-raciais; Ações afirmativas; Africanidades; e Saberes afrodiaspóricos.

Diana Aparecida Costa Azevedo, Universidade Federal de Viçosa

Licenciada em Educação do Campo - Ciências da Natureza pela Universidade Federal de Viçosa (2022).

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Publicado

2023-12-27

Cómo citar

CARMO, M. A. do; AZEVEDO, D. A. C. . Juventude quilombola e educação escolar: desafios da Comunidade Quilombola de Macaúbas Palmito. Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1-21, 2023. DOI: 10.22481/sertanias.v4i1.12542. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/12542. Acesso em: 22 dic. 2024.