Concepções de letramento racial nas dissertações e teses: revisão sistemática entre 2017-2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i1.13006

Palavras-chave:

Letramento, Letramento racial, Relações raciais

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar quais as principais abordagens teórico-metodológicas caracterizam o letramento racial em dissertações e teses defendidas no recorte temporal de 2017-2022 nos diferentes níveis da educação básica do Brasil, e contribuir com a produção sobre a temática. O lócus da investigação são as duas bases de dados: a Capes e a BDTD. Para tanto, utilizamos a revisão sistemática da literatura do tipo metanálise qualitativa, para mapear e descrever as pesquisas brasileiras que tratam sobre Letramento Racial. Para localizar os trabalhos utilizamos o descritor “letramento racial”. Localizamos 28 (vinte e oito) trabalhos entre teses e dissertações. Destes, 17 (dezessete) foram selecionados para a discussão neste artigo. As conclusões assinalam que embora tenhamos encontrado produções bastante relevantes, o quantitativo de pesquisas sobre letramento racial ainda é incipiente quando comparado a outras temáticas dos estudos raciais e dos estudos dos letramentos

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Biografia do Autor

Andreia dos Reis Almeida, Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista-Bahia

Licenciada em Pedagogia. Mestra em Ensino Pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora na Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista-Bahia.

Benedito Eugenio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui graduação em licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2002), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, atuando na graduação, no Programa de Pós-Graduação-Mestrado Acadêmico em Relações Étnicas e Contemporaneidade e Programa de Pós-Graduação em Ensino-mestrado e doutorado (PPGEN). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN- 2018-2023). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo (políticas e práticas pedagógicas para a educação básica), políticas curriculares para o ensino médio, ensino de ciências, educação das relações étnico-raciais e educação escolar quilombola

Fatima Moraes Garcia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora em Educação, Cultura e Tecnologia pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Ciência do Movimento Humano pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciada em Educação Física pela UFSM. Professora titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Vitória da Conquista. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn) da UESB.

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

ALMEIDA, A. dos R.; EUGENIO, B.; GARCIA, F. M. Concepções de letramento racial nas dissertações e teses: revisão sistemática entre 2017-2022 . Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1-16, 2023. DOI: 10.22481/sertanias.v4i1.13006. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/13006. Acesso em: 22 jul. 2024.