Concepções de letramento racial nas dissertações e teses: revisão sistemática entre 2017-2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i1.13006

Palavras-chave:

Letramento, Letramento racial, Relações raciais

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar quais as principais abordagens teórico-metodológicas caracterizam o letramento racial em dissertações e teses defendidas no recorte temporal de 2017-2022 nos diferentes níveis da educação básica do Brasil, e contribuir com a produção sobre a temática. O lócus da investigação são as duas bases de dados: a Capes e a BDTD. Para tanto, utilizamos a revisão sistemática da literatura do tipo metanálise qualitativa, para mapear e descrever as pesquisas brasileiras que tratam sobre Letramento Racial. Para localizar os trabalhos utilizamos o descritor “letramento racial”. Localizamos 28 (vinte e oito) trabalhos entre teses e dissertações. Destes, 17 (dezessete) foram selecionados para a discussão neste artigo. As conclusões assinalam que embora tenhamos encontrado produções bastante relevantes, o quantitativo de pesquisas sobre letramento racial ainda é incipiente quando comparado a outras temáticas dos estudos raciais e dos estudos dos letramentos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia dos Reis Almeida, Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista-Bahia

Licenciada em Pedagogia. Mestra em Ensino Pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora na Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista-Bahia.

Benedito Eugenio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui graduação em licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2002), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, atuando na graduação, no Programa de Pós-Graduação-Mestrado Acadêmico em Relações Étnicas e Contemporaneidade e Programa de Pós-Graduação em Ensino-mestrado e doutorado (PPGEN). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN- 2018-2023). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo (políticas e práticas pedagógicas para a educação básica), políticas curriculares para o ensino médio, ensino de ciências, educação das relações étnico-raciais e educação escolar quilombola

Fatima Moraes Garcia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora em Educação, Cultura e Tecnologia pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Ciência do Movimento Humano pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciada em Educação Física pela UFSM. Professora titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Vitória da Conquista. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn) da UESB.

Referências

ALMEIDA, J.A. As relações raciais e as identidades sociais de negros/as partindo das margens para o centro: problematizando as interações a favor do letramento racial crítico propiciadas pelo uso de uma unidade didática de inglês. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada). Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2021.

ALVES, S. A. S. Letramento racial crítico e práticas educacionais no ensino fundamental do município do Rio de Janeiro: a formação continuada de professores da sala de leitura e suas narrativas. Dissertação (Mestrado em Relações Étnico-raciais). Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, 2018.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Edição revista e ampliada. São Paulo: Edições 70 Brasil, [1977] 2016.

BASTOS, J. R. B. Na trama da branquitude mestiça: a formação de professores à luz do letramento racial e os meandros da branquitude brasileira. 274 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.

BONFIM, M.A. Por uma linguística aplicada, decolonial e antirracista: Racismo e branquitude e seus efeitos sociais: Revista Virtual Lingu@ Nostr@, v. 9, n. 1, p. 157–178, 2021. Disponível em: https://linguanostra.net/index.php/Linguanostra/article/view/214. Acesso em 15 fev.2023.

COUTINHO, G. S. Narrativas de intelectuais negras/os e letramento racial: a atuação do núcleo de estudos afro-brasileiros e indígenas do Colégio Pedro II. Dissertação (Mestrado em Relações Étnico-raciais). Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, 2021.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (Orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006

DIAS, M.N.; SANTOS, R. Ruptura com os racismos linguístico e epistêmico na escola. Revista Virtual Lingu@ Nostr@, v. 9, n. 1, p. 59–90, 2021. Disponível em: https://linguanostra.net/index.php/Linguanostra/article/view/210. Acesso em: 8 maio. 2023.

FERREIRA, A. de J. Letramento racial crítico através de narrativas autobiográficas: com atividades reflexivas. Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2015.

FERREIRA, A. de J. Teoria Racial Crítica e Letramento Racial Crítico: Narrativas e Contranarrativas de Identidade Racial de Professores de Línguas. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - ABPN, v. 6, p. 236- 263, 2014.

FERREIRA, A.J. Epistemologias do letramento racial crítico no contexto brasileiro:Identidades de professoras de línguas estrangeiras e interseccionalidades com raça, gênero e classe social. Revista Virtual Lingu@ Nostr@, v. 9, n. 1, p. 130–156, 2021. Disponível em: https://linguanostra.net/index.php/Linguanostra/article/view/213. Acesso em: 8 maio. 2023.

GALVÃO, M. C. B. ; RICARTE, I. L. M. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. LOGEION: Rio de Janeiro, vol.6, n.1, p.57-73, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73. Acesso em: 15 jan.2023.

GALVÃO, T. F.; PEREIRA, M. G. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde, vol.23, n.1, p. 183-184, 2014.

HAAG, H.F. Projeto 20 de novembro: contribuindo no despertar de consciências. Dissertação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021.

JESUS, S.R.O. D. A Literatura infantil afro-brasileira como letramento racial e fortalecimento das identidades negras: uma narrativa autobiográfica. Dissertação (Mestrado em Relações Raciais). Centro de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, 2019.

KLEIMAN, A. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In:KLEIMAN, A. (org). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995.

LADSON-BILLINGS, G. “Para além de uma educação multicultural: teoria racial crítica, pedagogia culturalmente relevante e formação docente”. Revista Educação e Sociedade, v. 23, n. 79, p. 275-293, 2001. Disponível em: www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10858.pdf. Acesso em: 18 set.2022.

LADSON-BILLINGS, G. Os guardiões de sonhos: o ensino bem sucedido de crianças afro-americanas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

LANDULFO, C.; MOTOS, D. (Orgs.). Suleando conceitos em linguagens: decolonialidades e epistemologias outras. Campinas, SP: Pontes Editores, 2022. p. 207-214.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E.M. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MOHER, D.; LIBERATI, A.; TETZLAFF, J.; ALTMAN, D.G.; THE PRISMA GROUP. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 24, n. 2, p. 335-342, 2015. DOI: https://doi.org/10.5123/S1679-49742015000200017.

NASCIMENTO, C.C. do. Educação das relações étnico-raciais: Branquitude e educação das ciências. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica). Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, 2020.

NASCIMENTO, N.de L. Na minha pele: Uma Análise sob a Perspectiva do Letramento Racial. Dissertação. Universidade Federal de São João Del-Rei, 2019.

OLIVEIRA, K. de. Letramento racial crítico nas séries iniciais do ensino fundamental I a partir de livros de literatura infantil: os primeiros livros são para sempre. Dissertação. Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2019.

PONTES, J.A. R. Letramento para uma educação antirracial: um estudo sobre dizeres de mulheres negras. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade do Estado do Pará, Belém, 2022.

REZENDE, T. Narrativas do cerrado: As vozes das matas para uma educação linguística antirracista. Revista Virtual Lingu@ Nostr@, v. 9, n. 1, p. 38–58, 2021. Disponível em: https://linguanostra.net/index.php/Linguanostra/article/view/208. Acesso em: 8 maio 2023.

RIBEIRO, E. A. “Ela parece a empregada da minha casa”: a relevância do letramento racial crítico para a formação docente. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Lavras, 2019.

SANTOS, J.S. Black Matters Matter: uma bússola apontando para raça a bordo da nau ‘formação de professores/as de inglês’. Tese (Doutorado em Língua e Cultura). Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2021.

SANTOS, C. G. S.; SANTANA, J. V. J. de. Das relações raciais à educação das relações étnico-raciais no Brasil: alguns apontamentos. Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais, vol. 3, n.2, p.1-19, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.22481/sertanias.v3i2.12024. Acesso em 30 jun.2023.

SCHÄFER, S. Letramento racial crítico: o encantamento do livro “o mundo no black power de Tayó” em uma proposição didática. Ponta Grossa, 2021. 98p.

SILVA, V.C. da. Letramento Racial Crítico e Intersecção com Gênero nas Aulas de Língua Inglesa no Curso Formação de Docentes. Dissertação. Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2021.

SOUTA, M. “Quando me dei conta de que era negra(o)/branca(o)? ”: um estudo a partir de relatos autobiográficos de estudantes adolescentes. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos). Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2017.

TFOUNI, L.V. Adultos não-alfabetizados em uma sociedade letrada. São Paulo: Cortez, 2006.

VIEIRA, E.S. Cadernos negros: casos de racismo e discriminação em instituições de ensino. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Goiás, 2021.

WOGINSKI, G. R. Práticas pedagógicas em LEM-espanhol: contribuições para reflexões étnico-raciais via gêneros textuais e letramento racial crítico. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018.

Downloads

Publicado

2023-12-27

Como Citar

ALMEIDA, A. dos R.; EUGENIO, B.; GARCIA, F. M. Concepções de letramento racial nas dissertações e teses: revisão sistemática entre 2017-2022 . Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1-16, 2023. DOI: 10.22481/sertanias.v4i1.13006. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/13006. Acesso em: 22 dez. 2024.