“Uma Rainha Negra entre os súditos brancos”: trajetória da intelectual negra Conceição Soares Lopes na História da Educação de Ilhéus
DOI:
https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i2.13355Palavras-chave:
Trajetória, intelectual negra, Conceição Lopes, História da EducaçãoResumo
Este capítulo discute a trajetória da intelectual negra Maria da Conceição Soares Lopes, na cidade de Ilhéus-Bahia, entre as décadas de 1920-1990. A discussão objetiva destacar como, para além de uma biografia, sua atuação política se aproxima dos conceitos de intelectualidade e protagonismo negro trazendo novas perspectivas para a História da Educação em consonância com o atendimento à Lei n. 10.639/03. O texto ressalta a necessidade do reconhecimento e da inserção, no ensino, das histórias invisibilizadas da população negra a partir da experiência de mulheres, a exemplo da trajetória de Conceição Lopes, que impactaria no currículo da Educação Básica. Destarte, o capítulo baseia-se nos aportes teóricos entre a História Social e a História da Educação, dialogando com fontes documentais como jornais, impressos, fotografias, acervos particulares digitalizados e escrita memorialística regional através da metodologia de pesquisa documental, colocando em relação a micro-história com a abordagem biográfica. As reflexões teórico-metodológicas que fundamentam o capítulo têm apontado que a inserção da trajetória de mulheres negras protagonistas fortalece a identidade e luta contra o racismo estrutural que perpassa a Formação Inicial de professores e abarca o ensino na Educação Básica. A trajetória de Conceição Lopes evoca novas abordagens e metodologias de ensino antirracistas, interseccionais e revisa o conceito de intelectualidade negra.
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