“Uma Rainha Negra entre os súditos brancos”: trajetória da intelectual negra Conceição Soares Lopes na História da Educação de Ilhéus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i2.13355

Palavras-chave:

Trajetória, intelectual negra, Conceição Lopes, História da Educação

Resumo

Este capítulo discute a trajetória da intelectual negra Maria da Conceição Soares Lopes, na cidade de Ilhéus-Bahia, entre as décadas de 1920-1990. A discussão objetiva destacar como, para além de uma biografia, sua atuação política se aproxima dos conceitos de intelectualidade e protagonismo negro trazendo novas perspectivas para a História da Educação em consonância com o atendimento à Lei n. 10.639/03. O texto ressalta a necessidade do reconhecimento e da inserção, no ensino, das histórias invisibilizadas da população negra a partir da experiência de mulheres, a exemplo da trajetória de Conceição Lopes, que impactaria no currículo da Educação Básica. Destarte, o capítulo baseia-se nos aportes teóricos entre a História Social e a História da Educação, dialogando com fontes documentais como jornais, impressos, fotografias, acervos particulares digitalizados e escrita memorialística regional através da metodologia de pesquisa documental, colocando em relação a micro-história com a abordagem biográfica. As reflexões teórico-metodológicas que fundamentam o capítulo têm apontado que a inserção da trajetória de mulheres negras protagonistas fortalece a identidade e luta contra o racismo estrutural que perpassa a Formação Inicial de professores e abarca o ensino na Educação Básica. A trajetória de Conceição Lopes evoca novas abordagens e metodologias de ensino antirracistas, interseccionais e revisa o conceito de intelectualidade negra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Batista da Silva Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutora em Estudos Étnicos e Africanos - CEAO, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Cultura e Memória/ UNEB. Professora Adjunta da UESC - Universidade Estadual de no DCIE- Departamento de Ciências da Educação, lecionando nos cursos de licenciatura e no Mestrado Profissional em Educação - PPGE. Integra o Grupo de Pesquisa em Política e História da Educação - GRUPPHED coordenando a Linha III- População negra na Bahia: História da Educação e Ensino de História. Como pesquisadora desenvolve o projeto de Pesquisa Histórias da Educação, Racialização e Trabalho entre a escravidão e o pós-abolição no sul da Bahia: dos Soares Lopes à produção de narrativas para sala de aula, na intersecção entre História da Educação, História dos Intelectuais Negros.

Referências

ALBUQUERQUE, Wlamyra R. A Exaltação das Diferenças: racialização, cultura e cidadania negra (Bahia, 1880-1900), Tese (Doutorado em História), Universidade Estadual de Campinas, 2004.

ASSIS, Raimunda Alves Moreira de. A Educação em Itabuna: um estudo de organização escolar, 1906-1930. Ilhéus - Ba: Editus, 186p. 2006.

BARBOSA, Carlos Roberto Arleo. A rede pública de ensino médio em Ilhéus: análise de um trajeto histórico: décadas de 1940 a 1980. 2001. (Dissertação), Universidade Federal da Bahia, UFBA, 2001.

CAMPOS, João da Silva. Crônicas da Capitania de São Jorge dos Ilhéus. 3ª ed. Ilhéus: Editus, 2006.

CARVALHO, José Murilo de. A Construção da Ordem: a elite política imperial. 2.ed. Rio de Janeiro: UFRJ, Relume Dumará, 1996.

CARVALHO, Maria Alice Rezende de. O quinto século, André Rebouças e a construção do Brasil. Rio de Janeiro: Revan/Iuperj, 1998.

CARVALHO, Philipe Murillo S. de. Trabalhadores, associativismo e política no sul da Bahia (Ilhéus e Itabuna, 1918-1934). Tese (doutorado) – UFBA: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. 2015.

DOMINGUES, Petrônio. “Um Desejo Infinito De Vencer”: O Protagonismo Negro no Pós-Abolição. Topoi, V. 12, N. 23, Jul. Dez. 2011, p. 118-139

GONDRA, J. Medicina, Higiene e Educação Escolar. In: LOPES; FARIA FILHO; VEIGA (orgs.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

GUIMARÃES, A. S. A. Intelectuais negros e formas de integração nacional. Estudos Avançados, São Paulo, v. 18, n. 50, p. 271-284, 2004.

GUIMARÃES, Antonio S. A. A República de 1889: utopia de branco, medo de preto (a liberdade é negra; a igualdade, branca e a fraternidade, mestiça). Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar. São Carlos, Departamento e Programa de Pós- Graduação em Sociologia, 2011, n. 2, p. 17-36.

HEINE, Maria Luiza IME: O sonho de Eusínio Lavigne 1939-1999: 60 anos de história. Editus, 2000 136 p.il

HOOKS, Bell. “Intelectuais negras”. Estudos Feministas, Rio de Janeiro: IFCS/UFRJE, PPPCIS/UERJ, v. 3, n. 2, 1995.

LEVI, Giovanni. Usos da biografia. In: AMADO, Janaína e FERREIRA, Marieta de Moraes (orgs). Usos e abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

LEVI, Giovanni. Sobre a micro história. In: BURKE, Peter (org.). A escrita da história. Novas perspectivas. São Paulo: Editora Unesp, 2011. Pág. 135-164.

LIMA, Henrique Espada. A micro-história italiana: escalas, indícios e singularidades. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

LORIGA, Sabrina. O pequeno x: da biografia à história. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

LOURO, G. Gênero e magistério: Identidade, História Representação. In: CATANI, D. B. (org.) Docência, memória e gênero: estudos sobre formação. São Escrituras Editora Paulo: 1997. .

LOURO, G. Mulheres na Sala de Aula. In: PRIORE, M. D. (org.) História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2009.

LUZ, José Augusto Ramos. Um olhar sobre a educação na Bahia: a salvação pelo ensino primário (1924-1928). (Tese de doutorado), Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Federal da Bahia, UFBA. Salvador, 2009.

MACEDO, Janete Ruiz de (org) Diocese de Ilhéus: 100 anos de história, volume I, Ilhéus, BA: EDITUS, 2013.

MATTOS, Hebe. “Os combates da memória: escravidão e liberdade nos arquivos orais de descendentes de escravos brasileiros”. Tempo, Niterói, v. 3, n. 6, p. 119-138, 1998.

MENEZES, Jaci Maria Ferraz de. “Educação e trajetórias de negros na Bahia: inclusão, exclusão e resistência”. In: AMORIM, Lima Jr; MENEZES, Jaci Maria Ferraz de. Educação e Contemporaneidade: processos e metamorfoses”. Rio, Quartet, 2009.

MULLER, Maria Lúcia Rodrigues. A Cor da Escola – imagens da Primeira República. Cuiabá/MT: EdUFMT/Editora Entrelinhas, 2008.

NOGUEIRA, Renée Albagli (coord.). Histórias e memórias do centenário do Instituto Nossa Senhora da Piedade: 100 anos de existência 1916-2016. - Ilhéus, BA: Editus, 2016. 240 p.

PONTES, Kátia Vinhático. O binômio porto-ferrovia: o escoamento da produção cacaueira no sul da Bahia (1920-1947). Tese (Doutorado): Niterói: UFF. Programa de Pós-Graduação em História. Niterói, 2018.

SANTOS, Cristiane Batista da Silva. Entre o fim do império da farinha e início da república do cacau: negros em festas, sociabilidades e racialização no sul da Bahia (1870-1919). Tese (Doutorado em Estudos Étnicos e Africanos) – Universidade Federal da Bahia, 2015.

SANTOS, Cristiane Batista da Silva. Histórias de africanos e seus descendentes no sul da Bahia, Editus, 2019, 390 p. ISBN: 9788574555454/ ISBN: 9786586213218/ DOI: https://doi.org/10.7476/9786586213218

SILVA, Martha Raíssa Iane Santana da; GOMES, Larissa Pinca Sarro. A formação de professoras na Escola Normal Nossa Senhora da Piedade (1919 a 1925). Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 20, n. 67, p. 1664-1680, out./dez. 2020

SKIDMORE, Thomas. E. Preto no branco, raça e nacionalidade no pensamento brasileiro. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

SOIHET, Rachel. História das Mulheres. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (Orgs.). Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. 5.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997, p. 399-429.

SOUZA, Neusa Santos. Tornar-se negro: as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social. Rio de Janeiro: Ed. Graal, 1983.

SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: UFMG, 2010.

THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1992.

WALSH, Catherine (org.). Pedagogías decoloniales Prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir TOMO I. Quito-Ecuador. Ediciones Abya-Yala, 2013.

Fontes

Acervo particular

Fotografia de José Nazal Soub. Disponível na página “ Memória Visual de Ilhéus”.

Disponível em: https://pt-br.facebook.com/fotosdeilheus/ Acesso em 5 mai. de 2021.

BPEBA – Biblioteca Pública do Estado da Bahia

BPEBA, O Comércio, 24 de dezembro de 1924.

CEDOC- Centro de Documentação e Memória Regional da UESC

Diário da Tarde de Ilhéus,1948.

O Intransigente. 20 de março de 1954

Diário de Ilhéus, 08 de dezembro de 2005.

FBN – Fundação da Biblioteca Nacional

FBN, Boletim da Sociedade Cacaueira, década de 1940.

FBN, Correio do Povo: Orgam Independente, Noticioso e Informativo (BA) – 1925.

FBN, Mensagens do Governador da Bahia para Assembleia (BA) - 1892 a 1930.

FBN, Bahia Tradicional e Moderna (BA) – 1939, ed. 0001.

Downloads

Publicado

2023-12-27

Como Citar

SANTOS, C. B. da S. “Uma Rainha Negra entre os súditos brancos”: trajetória da intelectual negra Conceição Soares Lopes na História da Educação de Ilhéus. Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 1-23, 2023. DOI: 10.22481/sertanias.v4i2.13355. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/13355. Acesso em: 28 abr. 2024.