“Escola sem partido” e “ideologia de gênero” na prática de docentes e discentes da educação básica: uma análise crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/sertanias.v5i2.15767

Palavras-chave:

“escola sem partido”, educação, ideologia de gênero

Resumo

Entendendo o discurso enquanto prática (FOUCAULT, 2007a; BUTLER, 2017), o artigo busca identificar na fala de docentes e discentes da educação básica as representações sociais acerca de assuntos tidos como polêmicos no campo escolar, como aqueles sintetizados nas expressões “kit gay”, “escola sem partido” e “ideologia de gênero”. Entendemos como hipótese, e como ponto de vista político, que aquelas representações operam de maneira constante e sub-reptícia na reprodução de estereótipos e violências diversas que têm no gênero e na sexualidade seus eixos articuladores e que ocorrem no espaço escolar, entendido como um espaço de poder (BOURDIEU, 2019; GOFFMAN, 2001; FOUCAULT, 2007b). Com o intuito de analisar essas questões, realizamos entrevistas semiestruturadas com professores (de diversos estados do país) e estudantes residentes da Escola Sesc de Ensino Médio. 

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Biografia do Autor

Ana Beatriz Medeiros Cardoso , Faculdade Nova Esperança (FACENE)

Graduanda em enfermagem na Faculdade Nova Esperança (FACENE).

Daniel Soares Rumbelsperger Rodrigues , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - campus Ariquemes (IFRO/Ariquemes)

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Licenciado em Sociologia pela AVM Educacional/Universidade Candido Mendes. Mestre e Doutor em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) e membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos do Trabalho (NUPET/IESP-UERJ). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - campus Ariquemes (IFRO/Ariquemes)

David Feitosa Rodrigues , Centro Universitário de Brasília (UDF)

Graduando em Biomedicina no Centro Universitário de Brasília (UDF).

Gabriele Afonso da Silva , Universidade Federal de Minas Gerais  (UFMG)

Graduanda em direito na Universidade Federal de Minas Gerais  (UFMG).

Letícia Santos Pandolfi , niversidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduanda em Controladoria e Finanças na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Luís Eduardo Almeida Honda, Centro Universitário Dom Bosco (UNDB)

Graduando em Ciências Farmacêuticas no Centro Universitário Dom Bosco (UNDB).

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

CARDOSO , A. B. M. .; RODRIGUES , D. S. R. .; RODRIGUES , D. F. .; SILVA , G. A. da .; PANDOLFI , L. S.; HONDA, L. E. A. . “Escola sem partido” e “ideologia de gênero” na prática de docentes e discentes da educação básica: uma análise crítica. Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 1-26, 2024. DOI: 10.22481/sertanias.v5i2.15767. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/15767. Acesso em: 5 jan. 2025.