Childhood education and ethnic-racial relations in Vitória da Conquista-BA: an analysis of the Curricular Reference and the pedagogical political project for a Municipal Early Education Center

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i2.14214

Keywords:

Early childhood education, Law n. 10.639/03, Pedagogical Political Project, Curricular Reference

Abstract

In this article, we analyze how the Municipal Curricular Reference of Early Childhood Education in Vitória da Conquista and the CMEI Political Pedagogical Project Nilma Lino Gomes from Vitória da Conquista recognizes, explains, and guides the construction of anti-racist pedagogical practices in early childhood education, by Law no. 10,639/03. The empirical corpus, that is, the Pedagogical Political Project, the curriculum Reference for Early ChildhoodEducation in Vitória da Conquista-BA and interviews carried out with the CEMEI educators in question were analyzed and supported by the technique of content analysis (BARDIN, 2016). It was observed that the PPP emphasizes work with projects; however, it does not make the work explicit with ethnic-racial relations, nor does it signal pedagogical practices aimed at their Implementation. About the analysis of the Municipal Curricular Reference in early childhood education, it was possible to identify some advances, but also an alignment with the assumptions of the National Common Curricular Base (BNCC), thus weakening, in this way, the pedagogical/educational approach to ethnic-racial relations in early childhood education.

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Author Biographies

Geisa Crístian Nascimento de Aragão, Secretaria de Educação de Vitória da Conquista-BA

Mestrado em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia. UNEB. Graduação em Letras pela Faculdade Entre Rios do Piauí. Especialização em Linguagem, Pesquisa e Ensino pela UESB. Especialização Lato Sensu em Gestão Escolar pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada. Especialização em Alfabetização e Letramento pela Faculdade Eistein. É servidora pública municipal, lotada na Secretaria Municipal de Educação do município de Vitória da Conquista, Bahia. Atualmente é coordenadora pedagógica do Centro Municipal de Educação Infantil Conveima. Tem experiência em Turmas de Educação Infantil e fundamental I, gestão de escolas e CMEI, formação de professores e coordenadores, alfabetização e letramento, educação infantil e relações étnico-raciais.

José Valdir Jesus de Santana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Pós-doutorando em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia, sob supervisão da Drª Lívia Alessandra Fialho da Costa. Professor Titular, com dedicação exclusiva, do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Campus de Vitória da Conquista, onde atua como professor na Graduação e nos Programas de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade (mestrado acadêmico), Programa de Pós-Graduação em Ensino (mestrado acadêmico) e Programa de Pós-Graduação em Ensino (Doutorado em ENSINO da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Etnicidades, Relações Raciais e Educação - CNPQ/UESB e Grupo de Pesquisa em Interculturalidades e Educação: experiências entre os Povos indígenas da Bahia - CNPQ/UESB. Tem experiência na área de Etnologia indígena, educação escolar indígena, antropologia e educação, antropologia da criança, sociologia da infância, relações étnicas, educação e relações étnico-raciais, sociologia das relações raciais, decolonialidade e educação.

Fabiana Amorim Araújo, Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista-BA

Mestrado em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Especialização em Educação e Diversidade Étnico-Cultural pela UESB e Graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Atualmente é professora de Artes da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Arte-educação, Arteterapia, musicalização, produção Cultural. Atua principalmente nos seguinte temas: Ensino de artes e Cultura Afro-Brasileira, diversidade Cultural e Étnica; formação de professores e educação para as relações étnico-raciais.

Romilda Rodrigues da Silva, Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista-BA

Possui graduação em Pedagogia, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Especialização em Gestão Escolar, pelo Centro Universitário UNINTA. Especialização em Educação Especial Inclusiva, pela Faculdade Einstein. Mestrado em Ensino Pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem interesse nos seguintes temas: Educação Infantil, inclusão de crianças com deficiência na dede pública de ensino, educação infantil e relações étnico-raciais.

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Published

2023-12-27

How to Cite

ARAGÃO, G. C. N. de; SANTANA, J. V. J. de .; ARAÚJO, F. A.; SILVA, R. R. da. Childhood education and ethnic-racial relations in Vitória da Conquista-BA: an analysis of the Curricular Reference and the pedagogical political project for a Municipal Early Education Center. Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 1-30, 2023. DOI: 10.22481/sertanias.v4i2.14214. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/14214. Acesso em: 22 jul. 2024.