GÊNEROS TEXTUAIS: UMA OPÇÃO PARA O ENSINO DO PORTUGUÊS ESCRITO PARA ESTUDANTES SURDOS
Resumo
As transformações econômicas, sociais e culturais, naturalmente, provocam mudanças no cenário educacional. Para o contexto de estudantes surdos, em 2002, instaura-se no Brasil uma política em prol de uma linguagem específica, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), trata-se da lei nº 10.436/2002, que lhe assegura o status de língua e, ao mesmo tempo, aponta que ela não substitui o português. O Decreto Federal nº 5.626/2005 representa uma significativa contribuição para as pessoas surdas, pois, ao regulamentar a Lei nº 10.436/2002, institui a LIBRAS como primeira e o Português, na modalidade escrita, como segunda língua dos surdos; além disso, prevê a organização de turmas bilíngues, nos estabelecimentos de ensino. É nesse contexto, que se insere este trabalho que tem como objetivo apresentar um esboço de proposta para o ensino-aprendizagem de português escrito para alunos surdos.
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