NONSENSE E REPRESENTAÇÃO: ALICE E A RELAÇÃO COM O REAL
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v12i2.7693Palavras-chave:
Alice no país das maravilhas; Lewis Carroll; Nonsense; Representação.Resumo
O presente artigo tem como objetivo a análise da relação entre o nonsense literário e o real nas obras Alice no País das Maravilhas e Através do Espelho e o que Alice encontrou por lá, ambas de Lewis Carroll. Busca-se compreender como configura uma representação da realidade ou daquilo que tomamos por real. Atribuindo-lhe assim, significado e reflexão acerca do conceito que, primariamente, remete a algo que “não possui sentido”. O caminho que se pretende percorrer no trabalho começa com uma observação sobre a ocorrência do nonsense em Alice, aliando a teoria específica sobre; passando adiante para as concepções de representação. Para tanto, serão tomadas noções de representação em Adorno, Aristóteles, Benjamim, Auerbach, Barthes e considerações acerca do nonsense trabalhadas por Anthony Burgess.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor. Posição do narrador no romance contemporâneo. In: Notas de Literatura I. Tradução Jorge de Almeida. São Paulo: 34 Letras, 2003.
ARISTÓTELES. A poética clássica. Aristóteles, Horácio, Longino. Tradução Jaime Bruna. 12 Ed. São Paulo. Editora Cultrix, 2005.
AUERBACH, Erich. A cicatriz de Ulisses. In: Mímesis: a representação da realidade na literatura ocidental. 6 ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.
BENJAMIN, Walter. O narrador: “Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov”. In: Obras escolhidas, vol. 1. 1ª edição. São Paulo, Brasiliense, 1936.
BURGESS, Anthony. Nonsense. 1986. In Exploration in the Field of nonsense/ organizado por W. Tigges. Amsterdam. Editora Rodopi. 1987.
CARROLL, Lewis. Aventuras de Alice no País das Maravilhas & Através do Espelho. Rio de Janeiro. Editora Zahar. 2013.
LIMA, Luiz Costa. Representação social e mímesis? In: Dispersa demanda. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1981.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 fólio - Revista de Letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.