COMPREENSÃO E RESPOSTA: LINGUAGEM, SINGULARIDADE E SUBJETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8495

Palavras-chave:

Cotejo; Compreensão; Educação Infantil.

Resumo

O presente artigo definiu por objetivo refletir sobre como as crianças constroem os caminhos interpretativos para compreender a palavra outra, tornando-a palavra própria. Foi um estudo de caso de abordagem qualitativa, configurada pelos pressupostos do Cotejo bakhtiniano. A proposta do Cotejo como metodologia para o trabalho com a linguagem, possibilitou às crianças um alargamento das compreensões e um posicionamento individual nos seus enunciados. Os dados foram coletados a partir da observação de um evento discursivo na Educação Infantil, com o uso do gênero música. Os resultados revelaram que, ao cotejar o texto com outros contextos na interação dialógica, as crianças apresentaram marcas de singularidade através do meio social e dos dizeres de outrem para construir sentidos próprios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Rafaella da Silva, Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Membro do grupo de estudo e Pesquisa em Didáticas da Leitura, da Literatura e da Escrita (GELLITE). 

Wilton Petrus, Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Didática da Leitura da Literatura e da Escrita (GELLITE). 

Adriana Cavalcanti dos Santos , Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Professora Adjunta do Centro de Educação (CEDU) da Ufal. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Didáticas de Leitura, da Literatura e da Escrita (GELLITE).

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: HUCITEC, 2006.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do Ato Responsável. São Carlos: Pedro e João Editores, 2017.

BAKHTIN, Mikhail. O homem ao espelho. Apontamentos dos anos 1940. São Carlos: Pedro e João Editores, 2019.

BAUER, Martin.; GASKEL, George. Pesquisa qualitativa com texto imagem e som: um manual prático. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

BAZARIM, Milena. A construção da interação entre professora e alunos em contexto escolar. In: Gêneros catalisadores: letramento e formação do professor / Inês Signorini [org] Ana Elisa de Arruda Penteado… [et al.]. - São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

DEL RÉ, Alessandra. PAULA, Luciana de. MENDONÇA, Marina Célia. A linguagem da criança: um olhar bakhtiniano. São Paulo: Contexto, 2014.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio século XXI: Editora nova fronteira, 2001.

GERALDI, João Wanderley. Linguagem e Ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1996.

GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. São Paulo: Pedro & João Editores, 2010.

GERALDI, João Wanderley. Ancoragens – Estudos Bakhtinianos. São Paulo: Pedro & João Editores, 2015.

MIOTELLO, Valdemir. Grupo de estudos dos gêneros do discurso – GEGe – UFSCar. Palavras e contrapalavras: entendendo o cotejo como proposta metodológica. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017.

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017.

VOLÓCHINOV, Valentin. A palavra na vida e a palavra da poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. São Paulo: Editora 34, 2019.

VIGOTSKI, Lev. A Formação Social da Mente. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2007.

YIN, Robert K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Downloads

Publicado

2021-07-31

Como Citar

Silva, F. R. da, Petrus, W., & dos Santos , A. C. (2021). COMPREENSÃO E RESPOSTA: LINGUAGEM, SINGULARIDADE E SUBJETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. fólio - Revista De Letras, 13(1). https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8495