COMPREENSÃO E RESPOSTA: LINGUAGEM, SINGULARIDADE E SUBJETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8495Palabras clave:
Cotejo; Compreensão; Educação Infantil.Resumen
O presente artigo definiu por objetivo refletir sobre como as crianças constroem os caminhos interpretativos para compreender a palavra outra, tornando-a palavra própria. Foi um estudo de caso de abordagem qualitativa, configurada pelos pressupostos do Cotejo bakhtiniano. A proposta do Cotejo como metodologia para o trabalho com a linguagem, possibilitou às crianças um alargamento das compreensões e um posicionamento individual nos seus enunciados. Os dados foram coletados a partir da observação de um evento discursivo na Educação Infantil, com o uso do gênero música. Os resultados revelaram que, ao cotejar o texto com outros contextos na interação dialógica, as crianças apresentaram marcas de singularidade através do meio social e dos dizeres de outrem para construir sentidos próprios.
Descargas
Citas
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: HUCITEC, 2006.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do Ato Responsável. São Carlos: Pedro e João Editores, 2017.
BAKHTIN, Mikhail. O homem ao espelho. Apontamentos dos anos 1940. São Carlos: Pedro e João Editores, 2019.
BAUER, Martin.; GASKEL, George. Pesquisa qualitativa com texto imagem e som: um manual prático. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
BAZARIM, Milena. A construção da interação entre professora e alunos em contexto escolar. In: Gêneros catalisadores: letramento e formação do professor / Inês Signorini [org] Ana Elisa de Arruda Penteado… [et al.]. - São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
DEL RÉ, Alessandra. PAULA, Luciana de. MENDONÇA, Marina Célia. A linguagem da criança: um olhar bakhtiniano. São Paulo: Contexto, 2014.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio século XXI: Editora nova fronteira, 2001.
GERALDI, João Wanderley. Linguagem e Ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1996.
GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. São Paulo: Pedro & João Editores, 2010.
GERALDI, João Wanderley. Ancoragens – Estudos Bakhtinianos. São Paulo: Pedro & João Editores, 2015.
MIOTELLO, Valdemir. Grupo de estudos dos gêneros do discurso – GEGe – UFSCar. Palavras e contrapalavras: entendendo o cotejo como proposta metodológica. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017.
VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017.
VOLÓCHINOV, Valentin. A palavra na vida e a palavra da poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. São Paulo: Editora 34, 2019.
VIGOTSKI, Lev. A Formação Social da Mente. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2007.
YIN, Robert K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Fólio
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.