COMPREENSÃO E RESPOSTA: LINGUAGEM, SINGULARIDADE E SUBJETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8495

Palabras clave:

Cotejo; Compreensão; Educação Infantil.

Resumen

O presente artigo definiu por objetivo refletir sobre como as crianças constroem os caminhos interpretativos para compreender a palavra outra, tornando-a palavra própria. Foi um estudo de caso de abordagem qualitativa, configurada pelos pressupostos do Cotejo bakhtiniano. A proposta do Cotejo como metodologia para o trabalho com a linguagem, possibilitou às crianças um alargamento das compreensões e um posicionamento individual nos seus enunciados. Os dados foram coletados a partir da observação de um evento discursivo na Educação Infantil, com o uso do gênero música. Os resultados revelaram que, ao cotejar o texto com outros contextos na interação dialógica, as crianças apresentaram marcas de singularidade através do meio social e dos dizeres de outrem para construir sentidos próprios.

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Biografía del autor/a

Fernanda Rafaella da Silva, Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Membro do grupo de estudo e Pesquisa em Didáticas da Leitura, da Literatura e da Escrita (GELLITE). 

Wilton Petrus, Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Didática da Leitura da Literatura e da Escrita (GELLITE). 

Adriana Cavalcanti dos Santos , Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Professora Adjunta do Centro de Educação (CEDU) da Ufal. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Didáticas de Leitura, da Literatura e da Escrita (GELLITE).

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Publicado

2021-07-31

Cómo citar

Silva, F. R. da, Petrus, W., & dos Santos , A. C. (2021). COMPREENSÃO E RESPOSTA: LINGUAGEM, SINGULARIDADE E SUBJETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. fólio - Revista De Letras, 13(1). https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8495