EL TRABAJO Y LA ACTIVIDAD INDUSTRIOSA EN EL SALÓN DE CLASES UNIVERSITARIO
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.9071Palavras-chave:
Trabalho do professor universitário, Ergologia, Universidade Peruana, Método da Instrução ao sósiaResumo
O artigo corresponde uma tese de doutorado, tendo como objeto de estudo o trabalho e atividade do professor universitário, utilizando o método da instrução ao sósia (IAS) como instrumento principal na aproximação da atividade industriosa situada na sala de aula, analisada desde a perspectiva ergológica, no intuito de trazer para a discussão uma experiência docente no âmbito da educação superior peruana, na qual emergem os saberes e valores produzidos por três professores formadores de engenheiros de uma universidade de caráter comunitário, evidenciando o metier no uso do método e suas dificuldades e reformulações produzidas.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M.R. Atividade de trabalho de professores de escolas públicas. “Ser professor é rebolar”. (Dissertação de mestrado em Psicologia Social). Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade Federal de Paraíba. 2010.
ALVES, V.A. A atividade de trabalho docente em uma escola privada: Usos de si e circulações de valores, saberes e competências. (Dissertação de mestrado em educação). Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social. Universidade Federal de Minas Gerais. 2009.
CLOT, Y. A função psicológica do trabalho. Tradução de Adail Sobral. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
CLOT, Y. Trabalho e poder de agir. Tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira e Marlene Machado Zica Vianna. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.
GOULARTE, R. S.; GATTO, V. B. O método Instrução ao sósia (IAS) na pesquisa sobre o Trabalho Docente. Linguagens & Cidadania, v. 15, p. 01-16, 2013.
CUNHA, D.M, PINTO, D.F.R.F., MUNIZ, I. A. El trabajo y el desenvolvimiento laboral por autoconfrontación. Reflexão e Ação, v.28, n. 3, p. 22-34, set./dez. 2020.
ODDONE, I., Re, A. & BRIANTE, G. Redécouvrir l’expérience ouvrière: vers une autre psychologie du travail? Paris: Messidor.1981.
OLIVEIRA, S. M. O trabalho representado do professor de Pós-Graduação de uma universidade pública. (Tese de Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
PINTO, A. de C. Trabalho docente (re) velado no dizer do professor de ensino fundamental. (Tese de Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
ROCA, D. F. F. Pinto. El trabajo del profesor en una universidad peruana originaria de un movimiento estudiantil. 336 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.
RODRIGUES, D. L. D. I. A. Auto confrontação simples e a instrução ao sósia: entre diferenças e semelhanças. (Tese de Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem), - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
SCHWARTZ, Y.; DURRIVE, L. (Org.). Trabalho & Ergologia: conversas sobre a atividade humana. 2. ed. Niterói: Ed. UFF, 2010. 309 p.
TOGNATO, M. I. R. A (re)construção do trabalho do professor de inglês pela linguagem. (Tese de Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem), - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
TRINQUET, P. Trabalho e Educação. Revista HISTEDBR On line, n.esp., p. 93 -113, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 fólio - Revista de Letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.