THEORY OF ARGUMENTATION IN LANGUAGE AS A RESOURCE FOR READING COMPREHENSION: THE METAPHOR AND THE PARADOX IN JOURNALISTIC REPORTING

A METÁFORA E O PARADOXO EM REPORTAGEM JORNALÍSTICA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10866

Keywords:

Metaphor; Title; Theory of Argumentation in Language.

Abstract

RESUMO: O objetivo deste artigo é demonstrar, mediante análise semântico-argumentativa, como o título metafórico de uma reportagem jornalística orienta para a compreensão leitora do texto. São utilizados os aportes teóricos da Teoria da Argumentação da Língua (TAL), mais especificamente os que dizem respeito à Teoria dos Blocos Semânticos (TBS), desenvolvidas por Oswald Ducrot e Marion Carel, para descrição do sentido global do discurso (BSG). As metáforas e os paradoxos são considerados construções argumentativas às quais podem ser aplicados os conceitos da TAL/TBS, com base nos encadeamentos argumentativos. A metodologia é descritiva, de base bibliográfica. Os resultados mostram aspectos referentes à mediação da compreensão leitora, além de serem motivadores para o desenvolvimento de estudos acerca da leitura pela perspectiva argumentativa.

PALAVRAS-CHAVE: Metáfora; Título; Teoria da Argumentação na Língua.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Giovana Reis Lunardi, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). Mestre em Letras  pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

Fábio Lopes da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

References

REFERÊNCIAS

CAREL, Marion. A argumentação no discurso: argumentar não é justificar. Letras de Hoje, Porto

Alegre, n. 21, p.23, mar.1997.

______. O que é argumentar?Desenredo, Passo Fundo/RS, v. 1, n. 2, p. 77-84, jul./dez. 2005.

CAREL, Marion; DUCROT, Oswald. La semántica argumentativa: una introducción a la teoría de los Bloques Semánticos. Edición literaria a cargo de María Marta Negroni y Alfredo M. Lescano. Buenos Aires: Colihue, 2005.

DELANOY, Cláudio Primo. Uma definição de leitura pela teoria dos blocos semânticos. 95 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)– Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

DUCROT, Oswald. O Dizer e o Dito. São Paulo: Cultrix, 1987.

______. Polifonía y argumentación. Conferencias del Seminario Teoría de la Argumentación y Análisis del

Discurso. Cali: Universidad del Valle, 1988.

_______. Os Internalizadores. Letras de Hoje, Porto Alegre, PUCRS, v. 37, n. 3, p. 7-26, set. 2002.

_______. A pragmática e o estudo semântico da língua. Letras de Hoje, Porto Alegre. v. 40, n. 1, p. 9-21, 2005.

_______. Argumentação Retórica e Argumentação Linguística. Letras de Hoje, Porto Alegre, v.44, n.1, p. 20-25, jan./mar. 2009.

EXAME. A competição é uma droga. São Paulo: Ed. Abril, edição 981, ano 44, n. 22, p. 120-121, 1 dez.2010.

FIORIN, José Luiz. Metáfora e Metonímia: dois processos de construção do discurso. In: ______. Em busca do sentido: estudos discursivos. São Paulo: Contexto, 2008. p. 70-91.

FREITAS, Ernani Cesar de. Semântica Argumentativa: a construção do sentido no discurso. Novo Hamburgo: Feevale, 2007. 240 p.

GRÉGIS, Rosi Ana. O paradoxo na Teoria da Argumentação na Língua: uma questão linguístico-argumentativa. Acta Scientiarum: LanguageandCulture, Maringá, v. 31, n. 2, p. 195-204, 2009. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciLangCult/article/view/6543/6543>. Acesso em: 20 março 2022.

MOURA, Heronides. Relações paradigmáticas e sintagmáticas na interpretação de metáforas. Linguagem em (Dis)curso, Florianópolis,v. 7, n. 3, p. 417-452, set./dez. 2007. Disponível em: <http://www3.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/0703/7%20art%205.f>.Acesso em: 25 março 2022.

______. Desfazendo dicotomias em torno da metáfora. Revista de Estudos Linguísticos, Belo Horizonte, v. 16, n. 1, p. 179-200, jan./jun. 2008. Disponível em<:http://relin.letras.ufmg.br/revista/upload/07Heronides_Moura.pdf>. Acesso em: 05 abril 2022.

RICOEUR, Paul. A metáfora viva.Tradução Dion Davi Macedo. São Paulo: Loyola, 2000.

Published

2022-08-26

How to Cite

Reis Lunardi, G., & Lopes da Silva, F. . (2022). THEORY OF ARGUMENTATION IN LANGUAGE AS A RESOURCE FOR READING COMPREHENSION: THE METAPHOR AND THE PARADOX IN JOURNALISTIC REPORTING: A METÁFORA E O PARADOXO EM REPORTAGEM JORNALÍSTICA. fólio - Revista De Letras, 14(1). https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10866