TEORÍA DE LA ARGUMENTACIÓN EN EL LENGUAJE COMO RECURSO PARA LA COMPRENSIÓN LECTORA: LA METÁFORA Y LA PARADOJA EN EL REPORTAJE PERIODÍSTICO
A METÁFORA E O PARADOXO EM REPORTAGEM JORNALÍSTICA
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10866Palabras clave:
Metáfora; Título; Teoría de la Argumentación en el Lenguaje.Resumen
RESUMO: O objetivo deste artigo é demonstrar, mediante análise semântico-argumentativa, como o título metafórico de uma reportagem jornalística orienta para a compreensão leitora do texto. São utilizados os aportes teóricos da Teoria da Argumentação da Língua (TAL), mais especificamente os que dizem respeito à Teoria dos Blocos Semânticos (TBS), desenvolvidas por Oswald Ducrot e Marion Carel, para descrição do sentido global do discurso (BSG). As metáforas e os paradoxos são considerados construções argumentativas às quais podem ser aplicados os conceitos da TAL/TBS, com base nos encadeamentos argumentativos. A metodologia é descritiva, de base bibliográfica. Os resultados mostram aspectos referentes à mediação da compreensão leitora, além de serem motivadores para o desenvolvimento de estudos acerca da leitura pela perspectiva argumentativa.
PALAVRAS-CHAVE: Metáfora; Título; Teoria da Argumentação na Língua.
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