LEITURA NO CONTEXTO INCLUSIVO DA EDUCAÇÃO: (RE)PENSANDO A PRÁTICA PARA INCLUIR O ALUNO SURDO

Autores

  • Rosely Vieira de Jesus
  • Valquíria Claudete Machado Borba

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v9i2.2803

Resumo

Neste artigo, discutimos a questão do ensino de Língua Portuguesa, focando na leitura, em salas de aula inclusivas, sendo aqui pensada a sala de aula que tem alunos ouvintes e surdos. Partimos do problema do ensino da leitura no Brasil, trazendo o foco para a inclusão, mais especificamente para o caso de salas com alunos surdos. Para isso, fazemos uma rápida retrospectiva histórica para compreender o lugar do surdo na educação brasileira. Após discutimos o ensino de língua portuguesa, trazendo o papel do professor neste contexto atual de inclusão, focando salas de aula com alunos ouvintes e surdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosely Vieira de Jesus

Mestra em Letras pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB; Especialista em Educação Inclusiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID;  Especialista em Libras pelo Centro Universitário Barão de Mauá; Especialista em História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena pela Faculdade Maria Milza - FAMAM; Professora da rede municipal nas cidades de Cruz das Almas e Muritiba do estado da Bahia.

Valquíria Claudete Machado Borba

Doutora em Letras e Linguística. Profa. Titular do Depto. de Educação – Campus I e do Mestrado Profissional em Letras – Campus V da UNEB.

Downloads

Publicado

2018-02-14

Como Citar

Jesus, R. V. de, & Borba, V. C. M. (2018). LEITURA NO CONTEXTO INCLUSIVO DA EDUCAÇÃO: (RE)PENSANDO A PRÁTICA PARA INCLUIR O ALUNO SURDO. fólio - Revista De Letras, 9(2). https://doi.org/10.22481/folio.v9i2.2803

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados