PROBLEMATIZANDO A PESQUISA LINGUÍSTICA SOBRE ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL POR MEIO DE GÊNEROS
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5522Keywords:
Pesquisa linguística; Gêneros discursivos; Ensino da produção textual; Educação Básica brasileira.Abstract
Este artigo objetiva analisar as principais escolhas teórico-metodológicas efetuadas por estudiosos da linguística brasileira, especialmente por aqueles interessados por um ensino de produção textual oral e escrita que elege os gêneros discursivos como objeto central. Para isso, coletamos e analisados todos os artigos sobre esse tema publicados nos anais do Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa (SIELP) em suas edições brasileiras. Observamos que, embora haja esforços no sentido de se reconhecer a ideia de gêneros discursivos na esfera escolar como efetivo objeto de inserção do aluno em práticas sociais em atendimento às demandas contemporâneas, há muitas confusões e problemas relativos principalmente às escolhas metodológicas efetuadas.
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