PROBLEMATIZANDO A PESQUISA LINGUÍSTICA SOBRE ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL POR MEIO DE GÊNEROS

Autores/as

  • Luiz Eduardo Mendes Batista Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Maura Alves Freitas Rocha Universidade Federal de Uberlândia (Ufu)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5522

Palabras clave:

Pesquisa linguística; Gêneros discursivos; Ensino da produção textual; Educação Básica brasileira.

Resumen

Este artigo objetiva analisar as principais escolhas teórico-metodológicas efetuadas por estudiosos da linguística brasileira, especialmente por aqueles interessados por um ensino de produção textual oral e escrita que elege os gêneros discursivos como objeto central. Para isso, coletamos e analisados todos os artigos sobre esse tema publicados nos anais do Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa (SIELP) em suas edições brasileiras. Observamos que, embora haja esforços no sentido de se reconhecer a ideia de gêneros discursivos na esfera escolar como efetivo objeto de inserção do aluno em práticas sociais em atendimento às demandas contemporâneas, há muitas confusões e problemas relativos principalmente às escolhas metodológicas efetuadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luiz Eduardo Mendes Batista, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (Ufu). Membro do Centro de Pesquisa em Ensino de Língua Portuguesa da mesma Universidade (CEPELP/Ufu).

Maura Alves Freitas Rocha, Universidade Federal de Uberlândia (Ufu)

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia (Ufu). Coordenadora do Centro de Pesquisas de Ensino de Língua Portuguesa (CEPELP/Ufu).

Publicado

2020-01-27

Cómo citar

Mendes Batista, L. E., & Freitas Rocha, M. A. (2020). PROBLEMATIZANDO A PESQUISA LINGUÍSTICA SOBRE ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL POR MEIO DE GÊNEROS. fólio - Revista De Letras, 11(2). https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5522