AS CAPACIDADES DE LINGUAGEM EM GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO: UMA ANÁLISE TEXTUAL À LUZ DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8249Keywords:
Interacionismo Sociodiscursivo; Capacidades de linguagem; Gênero artigo de opinião; Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.Abstract
Neste estudo, objetivamos analisar como são mobilizadas as capacidades de linguagem (capacidades de ação, capacidades discursivas e capacidades linguístico-discursivas) para a construção de sentidos em gênero artigo de opinião. Selecionamos para a análise o artigo Aprendimentos Aterrados à Beira-Mar, um dos vencedores na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, 6ª edição - 2019. Visamos compreender como o produtor do artigo analisado opera essas capacidades para estruturar o seu texto e construir sua argumentação. Para tanto, fundamentamo-nos no quadro teórico do Interacionismo Sociodiscursivo, destacando os estudos de Bronckart (2007) e Dolz e Schneuwly (2004), que defendem a produção e análise textual com base nas capacidades de linguagem, em Machado (2005), que auxilia na compreensão dessa teoria. Para o entendimento do gênero artigo de opinião, apoiamo-nos em Castellani e Barros (2018), Rodrigues (2005) e Uber (2008). Como resultados, constatamos que o produtor do artigo analisado desempenha com proficiência a ação de linguagem, demonstrando consciência quanto à situação e finalidade de comunicação. Apresenta conhecimentos quanto à estrutura do gênero artigo de opinião, apresentando uma situação polêmica, defendendo uma tese com argumentos e contra-argumentos, com uso de discurso teórico e sequências argumentativas. Ademais, apresenta mecanismos enunciativos e de textualização que contribuem para coesão e coerência textual.
Downloads
References
BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discurso: por um interacionismo sociodiscursivo. Tradução de Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. 2 ed. São Paulo: EDUC, 2007.
_______. Interacionismo Sociodiscursivo: uma entrevista com Jean-Paul Bronckart. Revista Virtual de Estudos da Linguagem - ReVEL. Vol. 4, n. 6, março de 2006.Tradução de Cassiano Ricardo Haag e Gabriel de Ávila Othero.
CASTELLANI, Rithielle Aparecida; BARROS, Eliana Merlin Deganutti de. Modelo teórico/didático do gênero artigo de opinião: ferramentas para análise do gênero. Entrepalavras, Fortaleza, v. 8, n. 2, p. 196-214, maio/ago. 2018.
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard; Gêneros e progressão em expressão oral e escrita: elementos para reflexões sobre uma experiência Suíça. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim (Org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004. p. 95-128.
LIMA, Paulo da Silva. A reescrita de textos na escola: trabalhando com gêneros e sequências didáticas. Tese (Doutorado em Letras). Universidade Presbiteriana Mackenzie, Câmpus de Higienópolis, 2014.
MACHADO, Anna Rachel. A perspectiva interacionista sociodiscursiva de Bronckart. In: MEURER, J. L.; BONINE, A. MOTTA-ROTH, D (Orgs.). Gêneros, teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
OLIMPÍADA de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. O lugar onde Vivo (Coletânea de textos finalistas). 6ª. ed. São Paulo: CEMPEC, 2019.
Disponível em: <https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/9161/textos-finalistas-2019.pdf>. Acesso em: 20 dez 2019.
PRESTES, Maria Luci de Mesquita. A pesquisa e a construção do conhecimento científico: do planejamento aos textos, da escola à academia. 4 ed. São Paulo: Rêspel, 2012.
RODRIGUES, Rosângela Hammes Rodrigues. Os gêneros do discurso na perspectiva dialógica da linguagem: a abordagem de Bakhtin. In: MEURER, J. L.; BONINE, A. MOTTA-ROTH, D (Orgs.). Gêneros, teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
UBER, Terezinha de Jesus Bauer. Artigo de opinião: Estudos sobre um gênero discursivo. Artigo apresentado em conclusão ao Programa de Desenvolvimento Educacional da Secretaria de Estado da Educação do Paraná – PDE -, Maringá, 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Fólio
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.