AS CAPACIDADES DE LINGUAGEM EM GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO: UMA ANÁLISE TEXTUAL À LUZ DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8249

Palavras-chave:

Interacionismo Sociodiscursivo; Capacidades de linguagem; Gênero artigo de opinião; Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.

Resumo

Neste estudo, objetivamos analisar como são mobilizadas as capacidades de linguagem (capacidades de ação, capacidades discursivas e capacidades linguístico-discursivas) para a construção de sentidos em gênero artigo de opinião. Selecionamos para a análise o artigo Aprendimentos Aterrados à Beira-Mar, um dos vencedores na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, 6ª edição - 2019. Visamos compreender como o produtor do artigo analisado opera essas capacidades para estruturar o seu texto e construir sua argumentação. Para tanto, fundamentamo-nos no quadro teórico do Interacionismo Sociodiscursivo, destacando os estudos de Bronckart (2007) e Dolz e Schneuwly (2004), que defendem a produção e análise textual com base nas capacidades de linguagem, em Machado (2005), que auxilia na compreensão dessa teoria. Para o entendimento do gênero artigo de opinião, apoiamo-nos em Castellani e Barros (2018), Rodrigues (2005) e Uber (2008). Como resultados, constatamos que o produtor do artigo analisado desempenha com proficiência a ação de linguagem, demonstrando consciência quanto à situação e finalidade de comunicação. Apresenta conhecimentos quanto à estrutura do gênero artigo de opinião, apresentando uma situação polêmica, defendendo uma tese com argumentos e contra-argumentos, com uso de discurso teórico e sequências argumentativas. Ademais, apresenta mecanismos enunciativos e de textualização que contribuem para coesão e coerência textual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deymika de Carvalho Florêncio, Universidade Federal do Maranhão (Ufma)

Mestranda em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

Paulo da Silva Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (Ufma)

Doutor em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor adjunto da Universidade Federal do Maranhão (Ufma). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras, Campus Bacabal (PGLB), da Ufma.

Referências

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discurso: por um interacionismo sociodiscursivo. Tradução de Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. 2 ed. São Paulo: EDUC, 2007.

_______. Interacionismo Sociodiscursivo: uma entrevista com Jean-Paul Bronckart. Revista Virtual de Estudos da Linguagem - ReVEL. Vol. 4, n. 6, março de 2006.Tradução de Cassiano Ricardo Haag e Gabriel de Ávila Othero.

CASTELLANI, Rithielle Aparecida; BARROS, Eliana Merlin Deganutti de. Modelo teórico/didático do gênero artigo de opinião: ferramentas para análise do gênero. Entrepalavras, Fortaleza, v. 8, n. 2, p. 196-214, maio/ago. 2018.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard; Gêneros e progressão em expressão oral e escrita: elementos para reflexões sobre uma experiência Suíça. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim (Org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004. p. 95-128.

LIMA, Paulo da Silva. A reescrita de textos na escola: trabalhando com gêneros e sequências didáticas. Tese (Doutorado em Letras). Universidade Presbiteriana Mackenzie, Câmpus de Higienópolis, 2014.

MACHADO, Anna Rachel. A perspectiva interacionista sociodiscursiva de Bronckart. In: MEURER, J. L.; BONINE, A. MOTTA-ROTH, D (Orgs.). Gêneros, teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

OLIMPÍADA de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. O lugar onde Vivo (Coletânea de textos finalistas). 6ª. ed. São Paulo: CEMPEC, 2019.

Disponível em: <https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/9161/textos-finalistas-2019.pdf>. Acesso em: 20 dez 2019.

PRESTES, Maria Luci de Mesquita. A pesquisa e a construção do conhecimento científico: do planejamento aos textos, da escola à academia. 4 ed. São Paulo: Rêspel, 2012.

RODRIGUES, Rosângela Hammes Rodrigues. Os gêneros do discurso na perspectiva dialógica da linguagem: a abordagem de Bakhtin. In: MEURER, J. L.; BONINE, A. MOTTA-ROTH, D (Orgs.). Gêneros, teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

UBER, Terezinha de Jesus Bauer. Artigo de opinião: Estudos sobre um gênero discursivo. Artigo apresentado em conclusão ao Programa de Desenvolvimento Educacional da Secretaria de Estado da Educação do Paraná – PDE -, Maringá, 2008.

Downloads

Publicado

2021-07-31

Como Citar

Florêncio, D. de C., & Lima, P. da S. (2021). AS CAPACIDADES DE LINGUAGEM EM GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO: UMA ANÁLISE TEXTUAL À LUZ DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO. fólio - Revista De Letras, 13(1). https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8249