TEACHER’S WORK AND SOCIODISCURSIVE INTERACTIONISM

A STATE OF THE ART OF THESES AND DISSERTATIONS OF A BRAZILIAN RESEARCH GROUP

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8312

Keywords:

State of the art, Teacher's work, Applied Linguistics, Sociodiscursive Interactionism, GELIT

Abstract

This paper focused on the masters’ theses and doctoral dissertations about teacher’s work that were developed in the context of a specific research group – “Grupo de Estudos em Letramentos, Escrita e Trabalho” (GELIT) – and that have their theoretical-methodological support in the Sociodiscursive Interactionism. This research group is connected to the line of research “Applied Linguistics” from the concentration area “Linguistics and Social Practices” of the Graduate Program in Linguistics at the Federal University of Paraíba. Specifically, this paper aims to identify the contexts and the data gathering instruments of the masters’ theses and doctoral dissertations focalized.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Bruno Alves Pereira, Universidade Estadual da Paraíba; Universidade Federal da Paraíba

Professor de Língua Portuguesa e Linguística no Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Doutorando em Linguística no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

References

AMIGUES, René. Trabalho do professor e trabalho de ensino. In: MACHADO, Anna Rachel. (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina, PR: EDUEL, 2004. p. 35-53.

ARÁGON, Náthaly Guisel Bejarano. (Re)configurações do agir docente: o ensino de língua estrangeira a alunos com necessidades específicas visuais à luz do ISD e das Ciências do trabalho. 2016. 129f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.

ARAÚJO, Adriana de Oliveira Gomes. Trabalho docente: representações discursivas de duas professoras de língua inglesa. 2010. 158f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010.

ARAÚJO, Gerthrudes Hellena Cavalcante de. Normalizar para agir ou agir para normalizar?: Movimentos para uma compreensão do agir docente a distância. 2020. 140f. Tese (Doutorado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2020.

ARAÚJO, Gerthrudes Hellena Cavalcante de. O professor de língua inglesa no Ensino Médio: normas, práticas e reflexões à luz do interacionismo sociodiscursivo. 2014. 129f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.

BEZERRA, Magna Rafaela de Souza e Silva. Inclusão e educação de jovens e adultos: conflitos e desafios no agir do professor de língua inglesa. 2020. 123f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2020.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. Tradução de Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. 2. ed. São Paulo: Educ, 2012.

BRONCKART, Jean-Paul; MACHADO, Anna Rachel. Procedimentos de análise de textos sobre o trabalho educacional. In: MACHADO, Anna Rachel. (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina, PR: EDUEL, 2004. p. 131-163.

BRAIT, Beth. Prefácio: As tramas discursivas implicadas na dialética do trabalho ensinar-aprender-ensinar. In: MACHADO, Anna Rachel. (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina, PR: EDUEL, 2004. p. XXI-XXVII.

CAVALCANTE, Rivadavia Porto. Faces do agir docente em projetos cooperativos de internacionalização: representações sobre políticas de idiomas estrangeiros no contexto dos institutos federais. 2016. 292f. Tese (Doutorado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.

CAVALCANTI, Iara Francisca Araújo. A (co)construção formativa no estágio supervisionado: reconfigurando práticas de ensino com a reescrita. 2015. 210f. Tese (Doutorado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.

CLOT, Yves. A função psicológica do trabalho. Tradução Adail Sobral. 2. ed. Petropólis, RJ: Vozes, 2007.

COSTA, Dennis Souza da. Representações docentes sobre o ensino de línguas estrangeiras para alunos com deficiência visual: ressonâncias de um métier. 2018. 204f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018.

DANTAS, Giuseppe Andrew Ferreira. Dimensões do agir docente em relatos reflexivos de bolsistas PIBID. 2019. 192f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2019.

DANTAS, Rosycléa. As metamorfoses da formação: experiência com alunos com deficiência e desenvolvimento profissional ético. 2019. 214f. Tese (Doutorado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2019.

DANTAS, Rosycléa. Ensinar a alunos com deficiência visual: conflitos e desenvolvimento. 2014. 313f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.

DIAS, Sandra Maria Araújo Dias. O trabalho do professor iniciante no estágio supervisionado em língua inglesa: uma atividade educacional à luz do ISD e da pesquisa narrativa. 2014. 218f. Tese (Doutorado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.

FARIAS, Luana Franscileyde Pessoa de Farias. O estágio supervisionado do curso de Letras: uma trama enredada pelas práticas de letramento e pelas representações do trabalho docente. 2017. 234f. Tese (Doutorado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.

FERREIRA, Telma Sueli Farias. Representações sobre o agir: caminhos para a compreensão do papel da tutoria na EAD. 2011. 177f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.

FREUDENBERGER, Franciely. O trabalho do professor iniciante e as ferramentas docentes: um caminho para compreender o desenvolvimento? 2015. 542f. Tese (Doutorado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, 2015.

GOMES, Alyne Raíssa Belarmino. "Como uma onda no mar": construção identitária de uma professora de inglês em formação inicial. 2019. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2019.

LAND, Simone Grams. Entre nós: emoções e recursos para o agir na linguagem sobre o trabalho docente. 2017. 148f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.

LEAL, José Luciano Marculino. A autoconfrontação em cena: uma investigação sobre o uso de filmes na licenciatura de língua inglesa. 2017. 295f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.

LEITÃO, Liane Velloso. As representações dos saberes de professores de inglês em cursos livres: uma leitura interacionista sociodiscursiva. 2015. 165f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.

LIMA, Andressa Allyne Araújo. O dito, o prescrito e o realizado: didatização do ensino de língua portuguesa por professores iniciantes. 2012. 165f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2012.

MACHADO, Anna Rachel. Por uma concepção ampliada do trabalho do professor. In: GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos; MACHADO, Anna Rachel; COUTINHO, Antónia. (Org.). O interacionismo sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007. p. 77-97.

MACHADO, Anna Rachel. Apresentação. In: MACHADO, Anna Rachel. (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina, PR: EDUEL, 2004a. p. VII-XX.

MACHADO, Anna Rachel. Entrevista com Jean-Paul Bronckart. D.E.L.T.A. São Paulo, v. 20, n. 2, p. 329-338. 2004b. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502004000200006&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 01. out. 2019.

MACHADO, A. R.; BRONCKART, J-P. (Re)configurações do trabalho do professor construídas nos e pelos textos: a perspectiva metodológica do grupo ALTER-LAEL. In: ABREU-TARDELLI, L. S.; CRISTOVÃO, V. L. L. (Org.). Linguagem e educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009. p. 31-77.

MEDRADO, Betânia Passos; PEREIRA, Regina Celi Mendes Pereira; REICHMANN, Carla Lynn. Texto-Formação-Ação: pesquisas em LA sob a luz do ISD. João Pessoa: Editora da UFPB, 2020.

MORAIS, Daniel Sousa. Uma análise do agir linguageiro de licenciandos cotistas no Pibid/Letras-Inglês. 2017. 159f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.

MORAIS, Francineide Ferreira de. O agir docente no/sobre o material impresso da EAD: o ofício do professor-autor. 2016. 194f. Tese (Doutorado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, 2016.

NELO, Maria Jaberlânye da Silva. O agir de tutores na EAD: minha experiência na tutoria me permite dizer? 2017. 134f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, 2017.

PAULINO, Rafael Cabral. Programas institucionais: espaço para a (re)construção de saberes de professoras formadoras para inclusão. 2020. 156f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2020.

PEREIRA, Márcia de Albuquerque. Confrontando-se com o próprio trabalho: um estudo interacionista sociodiscursivo sobre o gênero profisssional de professoras de inglês do IFPB. 2016. 232f. Tese (Doutorado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.

PEREIRA, Márcia de Albuquerque. "Amei essa aula!": um estudo interacionista sociodiscursivo sobre vozes em diários dialogados de professoras de língua inglesa. 2011. 213f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.

PEREIRA, Regina Celi Mendes Pereira; MEDRADO, Betânia Passos; REICHMANN, Carla Lynn. Tecendo a trama: diálogos por entre fios discursivos. In: PEREIRA, Regina Celi Mendes Pereira; MEDRADO, Betânia Passos; REICHMANN, Carla Lynn (org.). Letramentos e práticas formativas: pesquisas tecidas nas entrelinhas do ISD. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015, p. 11-22.

PÉREZ, Mariana. Construindo sentidos sobre o agir docente: o uso da instrução ao sósia na formação inicial do professor de Língua Inglesa. 199f. 2014. Tese (Doutorado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, 2014.

PÉREZ, Mariana. Com a palavra, o professor: vozes e representações docentes à luz do interacionismo sociodiscursivo. 2009. 153f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2009.

RAMOS, Ana Tália da Silva. Vivências e desafios do agir docente: Questões para formação continuada à luz do Interacionismo Sociodiscursivo. 2019. 144f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2019.

RAMOS, Fabiana. Letramento e construção identitária e letramento acadêmico-profissional em diários de leitura: formando professores para formar leitores. 2015. 206f. Tese (Doutorado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, 2015.

ROLIM, Janine dos Santos. Atividade de ensino e educação infantil: sentidos de duas professoras de língua inglesa acerca do seu métier na primeira etapa da educação básica. 2020. 195f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2020.

RODRIGUES, Maria Anunciada Nery. As (re)configurações sobre o trabalho docente em relatórios de estágio. 2011. 222f. Tese (Doutorado em Linguística) –Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, 2011.

SAUJAT, Frédéric. O trabalho do professor nas pesquisas em educação: um panorama. In: MACHADO, Anna Rachel (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina, PR: EDUEL, 2004. p. 3-34.

SANT’ANA, Tatiana Fernandes. A (re)construção da identidade docente no percurso estagiária - professora iniciante em língua portuguesa. 2016. 303f. Tese (Doutorado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.

SANTOS, Fernando Antonio Fragoso dos. O professor de língua inglesa no audiolingual: uma abordagem sociointeracionista acerca dos textos sobre o trabalho docente. 2011. 189f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.

SANTOS, Joelma da Silva. Reconfiguração do agir docente: o trabalho com a produção textual em foco. 2017. Tese (Doutorado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, 2017.

SILVA, Bruna Costa. Eu não trabalho de outra forma, eu penso ENEM: a proposta de redação do ENEM e suas implicações no trabalho com produção de texto em sala de aula. 2017. 178f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, 2017.

SILVA, Fábio Pessoa da Silva. O agir docente em contextos de EJA: saberes, gestos e práticas do professor alfabetizador. 2015. 274f. Tese (Doutorado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, 2015.

SILVA, Gabriela Belo da. ENEM: a política linguística do escrito. 2018. 247f. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, 2018.

SILVA, Patrícia Albuquerque Ricardo da. Representações do trabalho de professores em dois contextos de ensino: pensando o coletivo no curso de idiomas e em aulas particulares. 2014. 166f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.

SILVA, Patrícia Barreto da. O saber da maça: um estudo das representações sociais do professor. 2016. Tese (Doutorado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, 2016.

SILVEIRA, Karyne Soares Duarte. “A gente já cresceu muito”: dos (des)encontros da formação docente inclusiva aos indícios de desenvolvimento profissional no ensino de inglês para idosos. 2020. 179f. Tese (Doutorado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2020.

SOUZA, Renata Ferreira de. O agir docente em relatórios de estágio de língua inglesa: o que dizem os professores em formação inicial. 2014. 434f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.

VELLOSO-LEITÃO, Liane. O prisma da (trans)formação dos engenheiros-professores: gêneros da atividade, saberes e identidades. 2019. Tese (Doutorado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2019.

VITORINO, Miquéias dos Santos. Interações em diário de bordo do curso de Letras Virtual. 2012. 123f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, 2012.

Published

2021-07-31

How to Cite

Pereira, B. A. (2021). TEACHER’S WORK AND SOCIODISCURSIVE INTERACTIONISM: A STATE OF THE ART OF THESES AND DISSERTATIONS OF A BRAZILIAN RESEARCH GROUP . fólio - Revista De Letras, 13(1). https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8312

Issue

Section

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados