ESTRATÉGIAS PARA O TRABALHO DOCENTE EM LINGUAGEM: DA LEITURA À PRODUÇÃO TEXTUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8365

Palavras-chave:

Bases teórico-epistemológicas, Educação em Linguagem, Estratégias metodológicas, Ideário histórico-cultural

Resumo

Este artigo se propõe a discutir a articulação entre as bases teórico-epistemológicas que sustentam a ação docente e o delineamento de estratégias metodológicas para o trabalho com as práticas de leitura, escuta e produção textual, visando à projeção de alternativas para a superação de desafios que têm se colocado no cenário educacional brasileiro nas últimas décadas. A questão de pesquisa que move este estudo é: que desafios há em se tratando da elaboração didática na Educação em Linguagem e que possibilidades de articulação entre as dimensões filosófico-epistemológica e teórico-metodológica podem ser visibilizadas, a partir da materialização em um plano de trabalho, para a superação desses desafios no que tange à ação docente? Para tanto, ancoramo-nos na perspectiva materialista-dialética do ideário de base histórico-cultural, tendo como aporte instrumentos em favor de elaborações didáticas, bem como de análises e compreensão de processos de ensino e de aprendizagem (AUTOR 2, 2017; AUTOR 1, 2019; AUTOR 1, 2019 adaptado de CERUTTI-RIZZATTI; CHRAIM, 2017), os quais articulam concepções de língua e sujeito, bases teóricas e especificidades metodológicas nas práticas de linguagem. Como resultado, foi projetado e analisado, mediante os desafios indicados, um encaminhamento metodológico possível para uma educação em favor da emancipação dos sujeitos no âmbito da formação humana.

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Biografia do Autor

Suziane da Silva Mossmann, SED-SC; UFSC

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). Professora efetiva de Língua Portuguesa e Literatura no Estado de Santa Catarina, EEB Aderbal Ramos da Silva, e tutora do curso de graduação em Letras-Português vinculado à UFSC, como bolsista Capes.

Karoliny Correia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (Ifsc)

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), na área de concentração em Linguística Aplicada, com enfoque em estudos sobre ensino e aprendizagem em Língua Portuguesa. Professora efetiva de Língua Portuguesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (Ifsc).

Referências

AUTOR 1

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Publicado

2021-07-31

Como Citar

Mossmann, S. da S., & Correia, K. (2021). ESTRATÉGIAS PARA O TRABALHO DOCENTE EM LINGUAGEM: DA LEITURA À PRODUÇÃO TEXTUAL. fólio - Revista De Letras, 13(1). https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8365

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados