ESTRATÉGIAS PARA O TRABALHO DOCENTE EM LINGUAGEM: DA LEITURA À PRODUÇÃO TEXTUAL
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8365Palavras-chave:
Bases teórico-epistemológicas, Educação em Linguagem, Estratégias metodológicas, Ideário histórico-culturalResumo
Este artigo se propõe a discutir a articulação entre as bases teórico-epistemológicas que sustentam a ação docente e o delineamento de estratégias metodológicas para o trabalho com as práticas de leitura, escuta e produção textual, visando à projeção de alternativas para a superação de desafios que têm se colocado no cenário educacional brasileiro nas últimas décadas. A questão de pesquisa que move este estudo é: que desafios há em se tratando da elaboração didática na Educação em Linguagem e que possibilidades de articulação entre as dimensões filosófico-epistemológica e teórico-metodológica podem ser visibilizadas, a partir da materialização em um plano de trabalho, para a superação desses desafios no que tange à ação docente? Para tanto, ancoramo-nos na perspectiva materialista-dialética do ideário de base histórico-cultural, tendo como aporte instrumentos em favor de elaborações didáticas, bem como de análises e compreensão de processos de ensino e de aprendizagem (AUTOR 2, 2017; AUTOR 1, 2019; AUTOR 1, 2019 adaptado de CERUTTI-RIZZATTI; CHRAIM, 2017), os quais articulam concepções de língua e sujeito, bases teóricas e especificidades metodológicas nas práticas de linguagem. Como resultado, foi projetado e analisado, mediante os desafios indicados, um encaminhamento metodológico possível para uma educação em favor da emancipação dos sujeitos no âmbito da formação humana.
Downloads
Referências
AUTOR 1
AUTOR 2, 2013; 2017
BAKHTIN, Mikhail M. Para uma filosofia do ato responsável. Trad. Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010 [1920-24].
BAKHTIN, Mikhail M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2010 [1952-53].
BAKHTIN, Mikhail M. O discurso no romance. In: BAKHTIN, Mikhail M. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. 5 ed. Trad. BERNARDINI, A. F. et al. São Paulo: Editora Hucitec Annablume, 2002 [1975]. p. 71 - 210.
CERUTTI-RIZZATTI, Mary E.; CHRAIM, Amanda Machado. Entrelugares e lugares na docência em língua Portuguesa. Revista Letra Magna, ano 13, n.21, 2017.
CERUTTI-RIZZATTI, Mary E.; PEREIRA, Hellen M. Por uma dimensão também conceitual da Educação em Linguagem. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 13, n. 4, p. 1587 – 1598, out./dez. 2016.
FREITAS, Luiz Carlos de et al. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. 4 ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2012.
GERALDI, João W. Ancoragens - estudos bakhtinianos. São Carlos: Pedro e João Editores, 2010.
GIACOMIN, Letícia Melo. Conhecimentos gramaticais na escola: ‘regras’ de um ensino sem regras. 2013. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.
GOULART, Anderson. O calar e o ressoar da/na palavra outra da/na outra palavra. Tese. (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.
HALTÉ, Jean-François. O espaço didático e a transposição. Fórum Linguístico, Florianópolis, p. 117-139, jul./dez. 2008 [1998].
LIBÂNEO, José C. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2013.
MARTINS, Lígia Márcia. A formação social do professor: um enfoque vigotskiano. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2015a.
MARTINS, Lígia Márcia. As aparências enganam: divergências entre o materialismo histórico-dialético e as abordagens qualitativas de pesquisa. In: Tuleski, S.C.; Chaves, M.; Leite, H.A. (orgs.) Materialismo Histórico-Dialético como Fundamento da Psicologia Histórico-Cultural. Maringá, EDUEM, 2015b.
SAVIANI, Dermeval. Marxismo, educação e pedagogia. In: SAVIANI, D.; DUARTE, N. Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas, Autores Associados, 2012. p. 59-85.
VOLOCHÍNOV, Valentin. A construção da enunciação e outros ensaios. São Carlos/SP: Pedro e João Editores, 2013 [1930].
VOLÓCHÍNOV, Valentin. Marxismo e Filosofia da Linguagem – Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Améroco. São Paulo: Editora 34, 2017 [1929].
VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas: problemas del desarollo de la psique. Tomo III. Madri: Machado Nuevo Aprendizaje, 2012 [1931].
VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas: problemas de Psicología General. Tomo II. Madri: Madri: Visor, 1982 [1934].
WERTSCH, James V. Vygotsky and the social formation of mind. Cambridge, Massachusetts; London, England: Harvard University Press, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Fólio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.