PESQUISA NA WEB: ANÁLISE DOS CAMINHOS INVESTIGATIVOS COM MÚLTIPLOS TEXTOS

Autores/as

  • Juliana Machado A. Souza
  • Marcos Celírio dos Santos
  • Roberta Garcia

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v9i2.2802

Resumen

Com o advento da tecnologia, a sociedade que se configura exige do sujeito letrado conhecimentos mais complexos para enfrentar novas situações, em diversos campos da atuação humana. No âmbito escolar, apesar de contarem com diversos aparatos tecnológicos, o que se tem visto é uma educação com base na transferência de informações, suscitando um trabalho ainda nos moldes tradicionais. Por esse motivo, é viável dizer que o ensino com as tecnologias deve ser ressignificado. Nesse sentido, é crucial que o professor se aproprie de saberes que possibilitem a (re)estruturação em sua prática pedagógica. Sendo assim, pretende-se aqui apresentar um trabalho investigativo, decorrente de pesquisas na Web, envolvendo múltiplos textos, com alunos da EJA, além de análises dos caminhos percorridos pelos aprendizes, ao longo do processo. Intenta-se argumentar sobre a importância da mediação do professor e de um trabalho de ensino sistematizado, em contraposição a um trabalho espontâneo e livre.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliana Machado A. Souza

Doutoranda em Linguística Aplicada, com ênfase em Português como Língua Adicional, pela UFMG; Mestre em Linguística Aplicada, com ênfase em ensino de leitura e escrita em língua materna, pela UFMG.

Marcos Celírio dos Santos

Doutorando em Linguística Aplicada, na UFMG; Mestre em Letras, pela UFMG; pós-graduado em Gestão Escolar, pela Faculdade Pitágoras; graduado em Letras, com licenciatura em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, pela UFMG.

Roberta Garcia

Doutoranda em Linguística Aplicada, com ênfase em Português como Língua Adicional, pela UFMG; Mestre em Linguística Aplicada, com ênfase em ensino de leitura e escrita em língua materna, pela UFMG.

Publicado

2018-02-14

Cómo citar

Souza, J. M. A., Santos, M. C. dos, & Garcia, R. (2018). PESQUISA NA WEB: ANÁLISE DOS CAMINHOS INVESTIGATIVOS COM MÚLTIPLOS TEXTOS. fólio - Revista De Letras, 9(2). https://doi.org/10.22481/folio.v9i2.2802

Número

Sección

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados