JOSÉ MATIAS: UM AMOR FORA DE LUGAR

Autores/as

  • Alana de Oliveira Freitas El Fahl Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs)

Resumen

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma análise do conto José Matias (1897) de Eça de Queirós. Consagrado como o principal romancista do Realismo português, o autor também dedicou sua pena aos contos com igual empenho e qualidade literária. Em seus contos há um largo leque de temas e formas narrativas, dentre esses destacamos o tratamento especial dispensado à temática amorosa, espectro sempre presente na obra eciana. José Matias vem desafiando seus leitores há mais de um século. No enredo, a estrutura do amor cortês surge deslocada para um tempo moderno no qual revela seu caráter mórbido, permanecendo um enigma que não acha abrigo nem compreensão. No entanto, como a ironia diante do amor vem carregada de fascínio, é também possível afirmar que o conto revela a incontornável atração que o atraso português exercia no mais genial de seus críticos.     

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alana de Oliveira Freitas El Fahl, Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs)

Professora Adjunta de Literatura Portuguesa da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Doutora em Teorias e Críticas da Literatura e da Cultura pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Publicado

2018-03-09

Cómo citar

El Fahl, A. de O. F. (2018). JOSÉ MATIAS: UM AMOR FORA DE LUGAR. fólio - Revista De Letras, 6(2). Recuperado a partir de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3005

Número

Sección

VERTENTES & INTERFACES I: Estudos Literários e Comparados