A “PANAMÉRICA TROPICALISTA” ATRAVÉS DA LITERATURA CONTRACULTURAL DE JOSÉ AGRIPPINO DE PAULA

Autores/as

  • Patrícia Marcondes de Barros Universidade Estadual de Londrina (Uel)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.4975

Palabras clave:

Contracultura; Tropicalismo; Ditadura Militar de 64; José Agrippino de Paula; Literatura brasileira.

Resumen

O presente artigo tem o objetivo de abordar a obra Pan América (1967) do cineasta e dramaturgo José Agrippino de Paula e Silva (1937-2007), publicada no contexto da ditadura militar de 1964 e modulada pelo Movimento Tropicalista, considerado por muitos pesquisadores como a face da contracultura no Brasil. Para tratarmos do tema, apresentaremos o contexto histórico na qual a obra Pan América foi produzida e, posteriormente, analisaremos alguns de seus componentes como o insólito, o realismo fantástico e outros que propiciaram uma ruptura aos padrões literários vigentes, tanto na forma como no conteúdo, tornando-a marginal à época e alcançando o século XXI ainda como transgressora e fundadora de uma nova sensibilidade estética.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Patrícia Marcondes de Barros, Universidade Estadual de Londrina (Uel)

Professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina (Uel). Pós-Doutora em Literatura, Cultura e Tradução pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – PNPD-CAPES. Doutora em História e Sociedade (Identidades Culturais, Etnicidades, Migrações) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Publicado

2019-08-24

Cómo citar

Barros, P. M. de. (2019). A “PANAMÉRICA TROPICALISTA” ATRAVÉS DA LITERATURA CONTRACULTURAL DE JOSÉ AGRIPPINO DE PAULA. fólio - Revista De Letras, 11(1). https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.4975

Número

Sección

VERTENTES & INTERFACES I: Estudos Literários e Comparados