A “PANAMÉRICA TROPICALISTA” ATRAVÉS DA LITERATURA CONTRACULTURAL DE JOSÉ AGRIPPINO DE PAULA

Autores

  • Patrícia Marcondes de Barros Universidade Estadual de Londrina (Uel)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.4975

Palavras-chave:

Contracultura; Tropicalismo; Ditadura Militar de 64; José Agrippino de Paula; Literatura brasileira.

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de abordar a obra Pan América (1967) do cineasta e dramaturgo José Agrippino de Paula e Silva (1937-2007), publicada no contexto da ditadura militar de 1964 e modulada pelo Movimento Tropicalista, considerado por muitos pesquisadores como a face da contracultura no Brasil. Para tratarmos do tema, apresentaremos o contexto histórico na qual a obra Pan América foi produzida e, posteriormente, analisaremos alguns de seus componentes como o insólito, o realismo fantástico e outros que propiciaram uma ruptura aos padrões literários vigentes, tanto na forma como no conteúdo, tornando-a marginal à época e alcançando o século XXI ainda como transgressora e fundadora de uma nova sensibilidade estética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Marcondes de Barros, Universidade Estadual de Londrina (Uel)

Professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina (Uel). Pós-Doutora em Literatura, Cultura e Tradução pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – PNPD-CAPES. Doutora em História e Sociedade (Identidades Culturais, Etnicidades, Migrações) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Downloads

Publicado

2019-08-24

Como Citar

Barros, P. M. de. (2019). A “PANAMÉRICA TROPICALISTA” ATRAVÉS DA LITERATURA CONTRACULTURAL DE JOSÉ AGRIPPINO DE PAULA. fólio - Revista De Letras, 11(1). https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.4975

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES I: Estudos Literários e Comparados