COMPETÊNCIAS DE ALUNOS-PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM LÍNGUA INGLESA
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5159Resumen
Este estudo foi realizado com base nas experiências de alunas do curso de Letras com habilitação em Língua Inglesa de universidades localizadas no estado do Paraná, entre 1998 e 2017, visando investigar a relevância do desenvolvimento de competências do agir docente e linguístico-discursivas relacionadas à prática docente em contextos educacionais diversos. Considerando as disciplinas e atividades acadêmicas ofertadas na graduação em Letras, as quais visam ao desenvolvimento de tais competências, muitas vezes, de maneira dissociada (CASTRO, 2006) e com foco no aluno-professor, sendo visto como aprendiz de professor e não aluno de uma língua estrangeira (LE) (JOHNSON e FREEMAN, 2001), foi conduzida uma pesquisa de natureza qualitaitva por meio da aplicação de um questionário de cunho dissertativo com o intuito de discutir o papel das competências na atuação profissional docente e como essa possível relação é vivenciada e interpretada por esses profissionais desde o início de seu processo de formação docente na graduação. Deste modo, esse trabalho espera contribuir com as pesquisas em formação docente na área de Letras no que tange à construção de competências profissionais, sobretudo na formação docente inicial.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia