POR QUE OS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EXPLORAM POUQUISSIMAMENTE OS DICIONÁRIOS DE LÍNGUAS?
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6518Resumen
Os estudantes da educação básica sabem explorar apropriadamente os recursos do dicionário? O propósito desse trabalho consiste em responder a essa questão, ao destacar as razões que impedem os aprendizes a adotar de modo potencial o dicionário enquanto fonte de pesquisa em suas atividades de recepção e de produção de linguagem. Em resposta ao problema enunciado, este artigo aponta três fatores que determinam o baixo aproveitamento do dicionário em sala de aula pelo aluno, como foram mencionadas nas evidências do estudo proposto por Sabino Luiz (2019), a saber: (i) a ausência de proficiência lexicográfica, (ii) o uso indiscriminado do material lexicográfico pelo aluno e (iii) a vaga mobilização docente frente às práticas didáticas. Diante destas constatações de natureza bibliográfica, defendemos a necessidade de ações pedagógicas voltadas ao letramento e à educação lexicográfica escolar com base nos princípios do quadro teórico da lexicografia pedagógica (LP).
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