O EIXO ANÁLISE LINGUÍSTICA NA BNCC: UMA ANÁLISE DAS LINHAS DE CONTINUIDADE ENTRE AS DIFERENTES VERSÕES DA BASE
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6600Palabras clave:
Análise Linguística, BNCC, Ensino Fundamental, Língua Portuguesa, Linguística AplicadaResumen
Este estudo investiga como o eixo Análise Linguística (AL) foi (re)construído na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental. Mais especificamente, destaca as linhas de continuidade que este eixo apresenta entre a segunda versão (BRASIL, 2016) e a terceira versão homologada (BRASIL, 2017). Essa pesquisa tem respaldo teórico-metodológico na Linguística Aplicada, de natureza qualitativa e documental, com enfoque interpretativo no eixo AL do componente de Língua Portuguesa. Dentre aporte teórico, podemos destacar alguns estudos, como os Bezerra e Reinaldo (2013), Franchi ([1987] 2006), Geraldi ([1984] 1997), Mendonça (2006) sobre a prática de Análise Linguística no contexto escolar. Os dados analisados apontaram que na parte discursiva do documento as linhas de continuidade entre as versões da BNCC investigadas mostram-se em continuidade textual – manifesta por mecanismos de reiteração e paráfrase –, epistemológica – manifesta na manutenção de ideias e conceitos –, e por filiação documental – manifesta na vinculação a documentos curriculares anteriores.
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