O TRATAMENTO DA PRONÚNCIA EM COLEÇÕES DE ESPANHOL DO ENSINO MÉDIO APROVADAS PELO PNLD
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.7879Palabras clave:
Enseñanza de la pronuncia; lengua española; PNLD.Resumen
Este trabalho analisa o tratamento dado à pronúncia pelas coleções de Espanhol do Ensino Médio aprovadas no PNLD 2018. Apesar de conteúdos de pronúncia não constituírem uma exigência do programa, é possível encontrá-los em duas das três coleções aprovadas, o que indica a percepção de seus autores da importância do assunto para o processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. Como suporte teórico, o trabalho se baseia em Iruela (2007), para quem a oralidade não existe sem o suporte da pronúncia. Tomando como objeto de análise as propostas de cada coleção para o trabalho com a pronúncia e a efetiva abordagem do tema, percebemos que o trabalho com a pronúncia se encontra relacionado, quase exclusivamente, com a compreensão auditiva, ainda que se tratem tanto aspectos segmentais quanto prosódicos. Há poucas atividades práticas, principalmente quanto à produção.
Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2018: espanhol – guia de livros didáticos – Ensino Médio. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2017.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponible en http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documentos/bncc-2 v e r s a o . r evista.pdf. Acesso em 20-11-2020.
______. Orientações curriculares para o ensino médio. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.
______. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, códigos e suas tecnologias./Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília: MEC; SEMTEC, 2002.
______, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio./Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília: Ministério da Educação, 1999.
______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental: língua estrangeira/Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998.
COIMBRA, Ludmila & CHAVES, Luíza Santana. Cercanía joven. São Paulo: Edições SM, 2016.
FREITAS, Luciana Maria de & COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins. Sentidos en lengua española. São Paulo: Richmond, 2016.
IRUELA GUERRERO, Agustín. ¿Qué es la pronunciación? In: redELE Revista Electrónica de Didáctica del Español como Lengua Extranjera. Febrero 2007, n. 9. Disponível em www.mecd.gob.es/redele/revistaRedEle/2007/primera.html. Acesso em 25/06/20.
NOBRE-OLIVEIRA, Denize. Efeitos do treinamento perceptual no aprendizado de sons de uma língua estrangeira: uma nova perspectiva. In: Anais do 3º CELLI. Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários. Maringá: UEM-PLE, 2009. Disponível em ple.uem.br/3celli_anais/ficha.htm. Acesso em 15/09/20.
PINHEIRO-CORREA, Paulo & LAGARES, Xoán Carlos. Confluencia. São Paulo: Moderna, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Fólio
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.