O TRATAMENTO DA PRONÚNCIA EM COLEÇÕES DE ESPANHOL DO ENSINO MÉDIO APROVADAS PELO PNLD

Autores

  • José Ricardo Dordron de Pinho Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.7879

Palavras-chave:

Ensino da pronúncia; língua espanhola; PNLD.

Resumo

Este trabalho analisa o tratamento dado à pronúncia pelas coleções de Espanhol do Ensino Médio aprovadas no PNLD 2018. Apesar de conteúdos de pronúncia não constituírem uma exigência do programa, é possível encontrá-los em duas das três coleções aprovadas, o que indica a percepção de seus autores da importância do assunto para o processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. Como suporte teórico, o trabalho se baseia em Iruela (2007), para quem a oralidade não existe sem o suporte da pronúncia. Tomando como objeto de análise as propostas de cada coleção para o trabalho com a pronúncia e a efetiva abordagem do tema, percebemos que o trabalho com a pronúncia se encontra relacionado, quase exclusivamente, com a compreensão auditiva, ainda que se tratem tanto aspectos segmentais quanto prosódicos. Há poucas atividades práticas, principalmente quanto à produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ricardo Dordron de Pinho, Colégio Pedro II

Doutor em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Colégio Pedro II.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2018: espanhol – guia de livros didáticos – Ensino Médio. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2017.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponible en http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documentos/bncc-2 v e r s a o . r evista.pdf. Acesso em 20-11-2020.

______. Orientações curriculares para o ensino médio. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

______. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, códigos e suas tecnologias./Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília: MEC; SEMTEC, 2002.

______, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio./Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília: Ministério da Educação, 1999.

______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental: língua estrangeira/Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998.

COIMBRA, Ludmila & CHAVES, Luíza Santana. Cercanía joven. São Paulo: Edições SM, 2016.

FREITAS, Luciana Maria de & COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins. Sentidos en lengua española. São Paulo: Richmond, 2016.

IRUELA GUERRERO, Agustín. ¿Qué es la pronunciación? In: redELE Revista Electrónica de Didáctica del Español como Lengua Extranjera. Febrero 2007, n. 9. Disponível em www.mecd.gob.es/redele/revistaRedEle/2007/primera.html. Acesso em 25/06/20.

NOBRE-OLIVEIRA, Denize. Efeitos do treinamento perceptual no aprendizado de sons de uma língua estrangeira: uma nova perspectiva. In: Anais do 3º CELLI. Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários. Maringá: UEM-PLE, 2009. Disponível em ple.uem.br/3celli_anais/ficha.htm. Acesso em 15/09/20.

PINHEIRO-CORREA, Paulo & LAGARES, Xoán Carlos. Confluencia. São Paulo: Moderna, 2016.

Downloads

Publicado

2021-07-31

Como Citar

Pinho, J. R. D. de. (2021). O TRATAMENTO DA PRONÚNCIA EM COLEÇÕES DE ESPANHOL DO ENSINO MÉDIO APROVADAS PELO PNLD. fólio - Revista De Letras, 13(1). https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.7879