TECNOLOGIA DIGITAL DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.7978

Palabras clave:

Ensino Híbrido. Língua Portuguesa. Metodologias Ativas. Tecnologias digitais.

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo apresentar práticas pedagógicas a partir do ensino híbrido na Educação Básica, na perspectiva da rotação por estações, destacando a importância do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e das metodologias ativas para a personalização do ensino de Língua Portuguesa. Metodologicamente, trata-se de pesquisa qualitativa, do tipo descritiva com uso de procedimentos empíricos. A pesquisa foi realizada com uma turma do 8º ano de uma escola particular da cidade de Aracaju-SE/Brasil. Como resultados, identificou-se a possibilidade do professor, ao inovar a sua prática, aumentar o nível de interação e de motivação dos alunos no desenvolvimento das atividades de Língua Portuguesa, evidenciando a importância do uso do ensino híbrido e da tecnologia digital no processo ensino e aprendizagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rosana Maria Santos Torres Marcondes, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Anne Alilma Silva Souza Ferrete, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Líder do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA/UFS).

Willian Lima Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Pesquisador vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA/UFS).

Citas

BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. de M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora - uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 29 abr. 2020.

CARVALHO, A. A. A. Formação docente na era da mobilidade: metodologias e aplicativos para envolver os alunos rentabilizando os seus dispositivos móveis. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v.11, n.1, 2018, p. 25-36. Disponível em: https://doi.org/10.20952/revtee.v11i01.10047. Acesso em: 25 maio 2020.

FERRETE, A. A. S. S. Sala de aula virtual: análise de um espaço vívido na EaD. In: FRANÇA, L. C. M.; FERRETE, A. A. S.; GOUY, G. B. (Org.). Educação à distância: ambientes virtuais, TICs e universidades abertas. Aracaju: Criação, 2010. E-book. Disponível em: http://editoracriacao.com.br/wp-content/uploads/2015/12/ticseadlilianneguilherme.pdf. Acesso em: 25 abr. 2019.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

GATTI, B. A formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, Campinas, v, 31, p. 1355-1379, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/16.pdf. Acesso em: 30 abr. 2020.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MARCONDES, R. M. T; FERRETE, A. A. S. S. Tecnologia digital de informação e comunicação e metodologias ativas na personalização do ensino de redação. Humanidades & Inovação, v.7, n. 6, 2020, p. 207-2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2314. Acesso em: 24 jul. 2020.

MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.

SANTAELLA, L. A aprendizagem ubíqua na educação aberta. Tempos e Espaços Em Educação, São Cristóvão, v.7, p. 15-22, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3446. Acesso em: 29 abr. 2020.

SANTOS, W. L.; FERRETE, A. A. S. S.; ALVES, M. M. S. A produção do conhecimento sobre Facebook e educação no portal de periódicos da CAPES: relatos de experiências docentes. Revista Exitus, Santarém/PA, Vol. 10, p. 01-28, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1255. Acesso em: 27 abr. 2020.

Publicado

2021-07-31

Cómo citar

Marcondes, R. M. S. T., Ferrete, A. A. S. S., & Santos, W. L. (2021). TECNOLOGIA DIGITAL DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. fólio - Revista De Letras, 13(1). https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.7978