TECNOLOGIA DIGITAL DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.7978Palabras clave:
Ensino Híbrido. Língua Portuguesa. Metodologias Ativas. Tecnologias digitais.Resumen
O presente trabalho tem como objetivo apresentar práticas pedagógicas a partir do ensino híbrido na Educação Básica, na perspectiva da rotação por estações, destacando a importância do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e das metodologias ativas para a personalização do ensino de Língua Portuguesa. Metodologicamente, trata-se de pesquisa qualitativa, do tipo descritiva com uso de procedimentos empíricos. A pesquisa foi realizada com uma turma do 8º ano de uma escola particular da cidade de Aracaju-SE/Brasil. Como resultados, identificou-se a possibilidade do professor, ao inovar a sua prática, aumentar o nível de interação e de motivação dos alunos no desenvolvimento das atividades de Língua Portuguesa, evidenciando a importância do uso do ensino híbrido e da tecnologia digital no processo ensino e aprendizagem.
Descargas
Citas
BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. de M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora - uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 29 abr. 2020.
CARVALHO, A. A. A. Formação docente na era da mobilidade: metodologias e aplicativos para envolver os alunos rentabilizando os seus dispositivos móveis. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v.11, n.1, 2018, p. 25-36. Disponível em: https://doi.org/10.20952/revtee.v11i01.10047. Acesso em: 25 maio 2020.
FERRETE, A. A. S. S. Sala de aula virtual: análise de um espaço vívido na EaD. In: FRANÇA, L. C. M.; FERRETE, A. A. S.; GOUY, G. B. (Org.). Educação à distância: ambientes virtuais, TICs e universidades abertas. Aracaju: Criação, 2010. E-book. Disponível em: http://editoracriacao.com.br/wp-content/uploads/2015/12/ticseadlilianneguilherme.pdf. Acesso em: 25 abr. 2019.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
GATTI, B. A formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, Campinas, v, 31, p. 1355-1379, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/16.pdf. Acesso em: 30 abr. 2020.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MARCONDES, R. M. T; FERRETE, A. A. S. S. Tecnologia digital de informação e comunicação e metodologias ativas na personalização do ensino de redação. Humanidades & Inovação, v.7, n. 6, 2020, p. 207-2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2314. Acesso em: 24 jul. 2020.
MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
SANTAELLA, L. A aprendizagem ubíqua na educação aberta. Tempos e Espaços Em Educação, São Cristóvão, v.7, p. 15-22, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3446. Acesso em: 29 abr. 2020.
SANTOS, W. L.; FERRETE, A. A. S. S.; ALVES, M. M. S. A produção do conhecimento sobre Facebook e educação no portal de periódicos da CAPES: relatos de experiências docentes. Revista Exitus, Santarém/PA, Vol. 10, p. 01-28, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1255. Acesso em: 27 abr. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Fólio
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.