A MACABRA TRÍADE DE NOITE NA TAVERNA: MULHER, AMOR E MORTE
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8290Palabras clave:
Romantismo, Álvares de Azevedo, mulher, amor, morteResumen
Este texto tem como corpus a obra Noite na taverna, do escritor Álvares de Azevedo, um dos maiores escritores do Romantismo brasileiro. O foco da análise é a relação entre três elementos recorrentes em toda a obra, a saber, a figura da mulher, o amor e a morte, mostrando que os três estão intrinsicamente ligados na obra, cuja influência da literatura romântica europeia é também apontada. Para isso, nosso principal interlocutor teórico e crítico é o italiano Mario Praz, a partir de seu livro A carne, a morte e o diabo na literatura romântica.
Descargas
Citas
AZEVEDO, Álvares de. Noite na taverna. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 2001.
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 5ª ed. Belo Horizonte, Ed. Itatiaia. São Paulo, Ed. da Universidade de São Paulo, 1975. (2º volume: 1836-1880).
COUTINHO, Afrânio (dir.). COUTINHO, Eduardo de Faria (co-dir.). A Literatura no Brasil. 7ª ed. rev. e atual. — São Paulo: Global, 2004. vol. III.
PRAZ, Mario. A carne, a morte e o diabo na literatura romântica. Tradução: Philadelpho Menezes. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1996.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Fólio
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.