A MACABRA TRÍADE DE NOITE NA TAVERNA: MULHER, AMOR E MORTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8290

Palavras-chave:

Romantismo, Álvares de Azevedo, mulher, amor, morte

Resumo

Este texto tem como corpus a obra Noite na taverna, do escritor Álvares de Azevedo, um dos maiores escritores do Romantismo brasileiro. O foco da análise é a relação entre três elementos recorrentes em toda a obra, a saber, a figura da mulher, o amor e a morte, mostrando que os três estão intrinsicamente ligados na obra, cuja influência da literatura romântica europeia é também apontada. Para isso, nosso principal interlocutor teórico e crítico é o italiano Mario Praz, a partir de seu livro A carne, a morte e o diabo na literatura romântica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Alex Souza, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutorando em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Literatura Brasileira e Teorias da Literatura pela mesma Instituição.

Referências

AZEVEDO, Álvares de. Noite na taverna. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 2001.

CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 5ª ed. Belo Horizonte, Ed. Itatiaia. São Paulo, Ed. da Universidade de São Paulo, 1975. (2º volume: 1836-1880).

COUTINHO, Afrânio (dir.). COUTINHO, Eduardo de Faria (co-dir.). A Literatura no Brasil. 7ª ed. rev. e atual. — São Paulo: Global, 2004. vol. III.

PRAZ, Mario. A carne, a morte e o diabo na literatura romântica. Tradução: Philadelpho Menezes. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1996.

Downloads

Publicado

2021-07-31

Como Citar

Souza, P. A. (2021). A MACABRA TRÍADE DE NOITE NA TAVERNA: MULHER, AMOR E MORTE. fólio - Revista De Letras, 13(1). https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8290