O USO DOS MARCADORES PROSÓDICOS LEXICAIS DE ALTURA - "BERROU" E "SUSSUROU" - POR ALUNOS DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLA PÚBLICA DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BA.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8359

Palabras clave:

Fonética, Leitura., Produção., Prosódia.

Resumen

A fluência de leitura é uma característica importante para que o leitor crítico recupere as variações prosódicas presentes no texto. Assim, nosso trabalho busca verificar e avaliar o comportamento prosódico dos alunos de 5° ano do Ensino Fundamental de escola pública de Vitória da Conquista – Bahia quando os MPLs vêm antes e/ou depois da frase - alvo. Nossa hipótese é a de que alunos 5° anos ainda não são capazes de produzir os marcadores lexicais de altura, a saber: berrou e sussurrou, que estão sob escopo de diferentes frases em diferentes posições. Realizou-se um estudo com as produções orais do texto – adaptado - de João e Maria pelos alunos. Foi selecionada uma escola pública de bairro periférico, com o intuito de analisar em que medida os informantes são capazes de produzir os MPLs que estão sob escopo de diferentes frases e em diferentes posições. O material coletado foi selecionado e analisado de acordo com o grau de escolaridade dos alunos e, em seguida, foram feitas as análises acústicas e estatísticas. Foi verificado se os participantes da pesquisa não conseguem implementar a variação quando os MPLs estão antepostos e, também, quando os MPLs estão pospostos. Os resultados são discutidos considerando-se o papel da prosódia da leitura e da fluência de leitura. Embora nossas análises fortaleçam e confirmem a nossa hipótese, elas acenam para o fato de que os sujeitos avaliados ainda não conseguem implementar as variações prosódicas dos MPLs.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mércia Rodrigues Gonçalves Pinheiro, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Mestre em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Vera Pacheco, Universidade estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Paulista "Júlio de Mesquista Filho" (Unesp). Professora titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Citas

AYRES, M.; AYRES JÚNIOR, M.; AYRES, D. L.; SANTOS, A. A. 2007. BIOESTAT – 16 Aplicações estatísticas nas áreas das ciências bio-médicas. Ong Mamiraua. Belém: Ong 17 Mamiraua; 2007.

BREZNITZ, Z. Fluency in reading: synchonization of processes. Mahwah: Lawrence Elbaum Associates, 2006.

CAGLIARI, L.C. Marcadores prosódicos na escrita. In: SEMINÁRIO DO GRUPO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS, 18, 1989, Lorena. Anais... Lorena: Grupo de Estudos Linguísticos de São Paulo, 1989. p. 195-203.

CAGLIARI, L.C. Prosódia: Algumas Funções dos Supra-segmentos. Caderno de Estudos Linguísticos, Campinas, v.23, p 137-151, 1992.

CAGLIARI, L.C. A Estrutura Prosódica do romance A Moreninha. Oxofor: Estágio Pós-Doutoral, 2002. 40 p. (Relatório).

DICIONÁRIO AURÉLIO ELETRÔNICO. Século XXI. Versão 3.0. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, Novembro de 1999. Dicionário virtual https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/oralidade acessado em: 12/01/2019.

FISCHER, Steven R. História da escrita. São Paulo: UNESP, 2009.

FRANCHETTO, Bruna; LEITE, Yonne. Origens da linguagem. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

GOOD, RH 3rd, SIMMONS, D. C, KAME’ENUI, E. J. The importance e decision making utility of a continuum of fluency-based indicators of oundational reading skills for third-grade highs takes out comes. SciStudRead. 2001; 5 (3): 25788. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1207/S1532799XSSR0503_4.

MORAIS, J. A arte de ler. Trad. Álvaro Lorencini - São Paulo: Editora UNESP, 1996.

PACHECO, V. Estudo dos Marcadores Prosódicos através de uma investigação acústico-perceptual de textos lidos por falantes do português do Brasil. 2003. 132p. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, 2003.

PACHECO, V. O efeito dos estímulos auditivo e visual na percepção dos marcadores prosódicos lexicais e gráficos usados na escrita do português brasileiro. 2006. 349p. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, 2006.

PACHECO, V. Evidências do funcionamento da língua oral no texto escrito. Interseccções, 2008, v. 1, p. 1-15.

BOERSMA, P.; WEENINK. D. Praat 5.0 Disponível em: http://www.fon.hum.uva.nl/praat/download_win.html Acesso em: Jul. 2018.

PERFETTI, C. Reading ability. New York: Oxford University Press, 1985.

PISONI, D.B.; LUCE P.A. Trading relations, acoustic cue integration, and context effects in speech perception. In: SCHOUTEN, M.E. H. (org.) The Psychophysics of speech perception. Dordrecht: Martinus Niijhoff Publishers, 1987, p. 155-172. (Nato Aso, 39).

SANTOS, A. O papel dos marcadores prosódicos na fluência de leitura; Dissertação (Dissertação de mestrado). - Programa de Pós-Graduação em Linguística Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2012.

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix, 2012.

WALKER, B.J., MOKHTARI, K., & SARGENT, S. Reading fluency: More than fast and accurate Reading. In T.V. Rasinski, C. Blachowicz, & K. Lems (Eds.). Fluency Instruction: Research-based Best Practices. New York: Guilford Pres. 2006. pp. 86-105.

Publicado

2021-07-31

Cómo citar

Pinheiro, M. R. G., & Pacheco, V. (2021). O USO DOS MARCADORES PROSÓDICOS LEXICAIS DE ALTURA - "BERROU" E "SUSSUROU" - POR ALUNOS DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLA PÚBLICA DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BA. fólio - Revista De Letras, 13(1). https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8359