ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DE PANDEMIA
ENCAMINHAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10717Palavras-chave:
Encaminhamentos teórico-metodológicos, Ensino de Língua Portuguesa, Gêneros digitais e gramática, PandemiaResumo
O ensino de português, esperamos, deve ser direcionado para desenvolver competências discursivo-textuais e linguística. Essas competências proporcionarão ao professor discussões em que se faça uso de diferentes gêneros digitais. Diante disso, este artigo objetiva apresentar encaminhamentos teórico-metodológicos para o ensino de língua portuguesa em tempos de pandemia. Assim, nos encaminhamentos teórico-metodológicos, ao nos basear em documentos oficiais e em estudiosos que tratam sobre o tema, sugerimos uma prática-pedagógica no formato remoto centrada nos gêneros textuais, de maneira que essa prática possibilite aos alunos adequar o uso da linguagem a partir do contexto de interação.
Downloads
Referências
ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontros & interações. São Paulo: Parábola, 2003.
ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola, 2007.
BARBOSA DA SILVA, Célia Maria Medeiros. A aula de português no ensino médio: o ensino que se deseja, o ensino que se faz. Editora Appris: Curitiba, 2011.
BARROS, Kazue Saito Monteiro de; CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha. Prática docente virtual e polidez na interação. In: MARQUESI, Sueli C.; ELIAS, Vanda M. da S.; CABRAL, Ana Lúcia T. (Org.). Interações virtuais. Perspectivas para o ensino de Língua Portuguesa a distância. São Carlos (SP): Claraluz, 2008.
BRANDÃO, Helena Hathsue Nagamine. Gêneros do Discurso: unidade e diversidade. In: Polifonia, 8, p. 1-18, 2004. Disponível em http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1127/89. Acesso em: 22 mar. 2022.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da educação básica 2020: resumo técnico [recurso eletrônico] – Brasília: Inep, 2021.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Fundamental e Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. 2. ed. Campinas (SP): Mercado das Letras, 2010.
GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Ática, 2005.
HONORATO, H. G.; MARCELINO, A. C. K.. A arte de ensinar e a pandemia covid-19: a visão dos professores. rede – Revista Diálogos em Educação, v. 1, n. 1, janeiro-junho, 2020.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita – Atividades de Retextualização. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antônio Carlos. (Orgs.). Hipertexto e gêneros digitais. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
NEVES, Mara Helena de Moura. Ensino de língua e vivência de linguagem: temas em confronto. São Paulo: Contexto, 2010.
OLIVEIRA, Mariângela Rios de; WILSON, Victoria. Linguística e Ensino. In: MARTELOTTA, Mário Eduardo (Org.). Manual de Linguística. São Paulo: Contexto, 2008, p. 235-242.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas (SP): Mercado das Letras, 2002.
SANTOS, Leonor Werneck; RICHE, Rosa Cuba; TEIXEIRA, Claudia Souza. Análise e produção de textos. São Paulo: Contexto, 2012.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º grau. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 fólio - Revista de Letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.