O TRATAMENTO LEXICOGRÁFICO DA HOMONÍMIA EM DICIONÁRIOS PEDAGÓGICOS DE LÍNGUA INGLESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10843

Palavras-chave:

Dicionários de inglês, Homonímia, Lexicografia pedagógica

Resumo

Neste trabalho, analisamos o tratamento lexicográfico dado à homonímia em quatro dicionários pedagógicos de inglês, a saber: Longman (2008), Longman (2021), Oxford (2020) e Oxford (2021). Para tanto, orientamo-nos por princípios teóricos e metodológicos da Lexicografia Pedagógica e traçamos como objetivos: i) discorrer sobre a importância do registro de unidades léxicas homônimas (ULH) em dicionários pedagógicos de inglês, posto que ortografia, pronúncia e sentidos dessas unidades são aspectos que costumam causar confusão ao aprendiz da língua e ii) verificar como ocorre o registro de ULH na Macroestrutura dos repertórios lexicográficos mencionados acima. Ademais, procuramos observar se havia informações sobre o tratamento homonímico na Front Matter dos respectivos dicionários e se os três tipos de homônimos, conforme Berruto (1979) foram contemplados nos dicionários analisados. As análises nos proporcionaram dados que corroboram nossa inquietação em relação a uma organização mais didática e completa do fenômeno homonímico em dicionários pedagógicos, instigando-nos na continuidade de nossas pesquisas.

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Biografia do Autor

Vanessa Hagemeyer Burgo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (Uel). Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Raquel de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Mestranda em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) câmpus de Três Lagoas.

Rogério Vicente Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UMT). Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).  Relizou estágios de pós-doutoramento na Universidade de São Paulo (Usp) e na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

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Publicado

2022-08-26

Como Citar

Burgo, V. H., de Oliveira, R., & Ferreira, R. V. (2022). O TRATAMENTO LEXICOGRÁFICO DA HOMONÍMIA EM DICIONÁRIOS PEDAGÓGICOS DE LÍNGUA INGLESA. fólio - Revista De Letras, 14(1). https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10843