O TRATAMENTO LEXICOGRÁFICO DA HOMONÍMIA EM DICIONÁRIOS PEDAGÓGICOS DE LÍNGUA INGLESA
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10843Palavras-chave:
Dicionários de inglês, Homonímia, Lexicografia pedagógicaResumo
Neste trabalho, analisamos o tratamento lexicográfico dado à homonímia em quatro dicionários pedagógicos de inglês, a saber: Longman (2008), Longman (2021), Oxford (2020) e Oxford (2021). Para tanto, orientamo-nos por princípios teóricos e metodológicos da Lexicografia Pedagógica e traçamos como objetivos: i) discorrer sobre a importância do registro de unidades léxicas homônimas (ULH) em dicionários pedagógicos de inglês, posto que ortografia, pronúncia e sentidos dessas unidades são aspectos que costumam causar confusão ao aprendiz da língua e ii) verificar como ocorre o registro de ULH na Macroestrutura dos repertórios lexicográficos mencionados acima. Ademais, procuramos observar se havia informações sobre o tratamento homonímico na Front Matter dos respectivos dicionários e se os três tipos de homônimos, conforme Berruto (1979) foram contemplados nos dicionários analisados. As análises nos proporcionaram dados que corroboram nossa inquietação em relação a uma organização mais didática e completa do fenômeno homonímico em dicionários pedagógicos, instigando-nos na continuidade de nossas pesquisas.
Downloads
Referências
BERRUTO, G. La Sémantica. México: Editorial Nueva Imagen S.A. 1979.
BIDERMAN, M. T.C. Teoria Linguística: linguística quantitativa e computacional. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1978.
BIDERMAN, M. T. C. O dicionário e o vocabulário da língua portuguesa. Linha d’Água, n. 10, p. 31-39, julho, 1996.
BIDERMAN, M. T. C. As Ciências do Léxico. ln. OLIVEIRA, A. M. P. P.; ISQUERDO, A. N. As Ciências do Léxico. Lexicologia, Lexicografia, Terminologia. 2 ed. Campo Grande: Editora UFMS, 2001.
FERREIRA, A. B. de H. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa - dicionário eletrônico versão 5.0. 3ª. edição, 1ª. Impressão, Editora Positivo, Regis Ltda, 2004.
ILARI, R. O Estruturalismo linguístico: alguns caminhos. In: MUSSALIN, F., BENTES, A. C. (Orgs.). Introdução à linguística. v. 3. São Paulo: Cortez, 2004, p. 53-92.
L. LONGMAN DICIONÁRIO DA INTERNET. Disponível em: https://www.ldoceonline.com/Acesso em: 15 de maio de 2021.
LDE. LONGMAN DICIONÁRIO ESCOLAR. INGLÊS-PORTUGUÊS, PORTUGUÊS-INGLÊS. Inglaterra: Pearson Education Limited, 2008.
LYONS, J. Linguagem e linguística: uma introdução. Rio de Janeiro: LTC, 1987.
Novíssimo Aulete dicionário contemporâneo da língua portuguesa / Caldas Aulete; [organizador Paulo Geiger]. - Rio de Janeiro: Lexikon, 2011.
OALD. OXFORD ADVANCED LEARNER’S DICTIONARY. 9th edition. Oxford: Oxford University Press, 2015.
OLD. OXFORD LEARNER’S DICTIONARIES. Disponível em: https://www.oxfordlearnersdictionaries.com/definition/english/. Acesso em: 15 de maio de 2021.
ZAVAGLIA, C. Ambiguidade gerada pela homonímia: revisitação teórica, linhas limítrofes com a polissemia e proposta de critérios distintivos. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 1, n. 19, 2003, p. 337 – 266.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 fólio - Revista de Letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.