USOS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS COM LINGUA INGLESA POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Cleide Beatriz Tambosi Pisetta Universidade Regional de Blumenau (Furb)
  • Isabela Vieira Barbosa Universidade Regional de Blumenau (Furb)
  • Adriana Fischer Universidade Regional de Blumenau (Furb)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6160

Palavras-chave:

Internet, jogos online, língua inglesa.

Resumo

As tecnologias digitais estão diariamente na vida das pessoas e vêm colaborando com a aprendizagem de outras línguas. O objetivo deste trabalho é depreender usos de tecnologias digitais em práticas de letramentos com língua inglesa por estudantes do ensino médio. Através de capturas de tela de redes sociais e bate-papo dos jogos, bem como entrevistas semiestruturada em grupo. Foi possível analisar interações dos estudantes do ensino médio com colegas de outros países, posicionamentos acerca do uso do inglês dentro e fora da escola, bem como indícios das condições escolares do ensino de língua inglesa. As análises dos dados baseiam-se em enfoques dos Estudos dos Letramentos e das tecnologias digitais, os quais reconhecem o valor das novas tecnologias não apenas em sala de aula, mas também em práticas vernaculares. Para os sujeitos da pesquisa, a aprendizagem que ocorre dentro do ambiente virtual, especificamente nos jogos online, se caracteriza como como autônoma e interativa, enquanto as práticas em sala de aula são percebidas como as que oportunizam a aprendizagem da escrita padrão do inglês. Entretanto, apesar de os estudantes apontarem a escola e a internet como distantes, os sujeitos não negam as contribuições da escola na aprendizagem da língua inglesa, porém não estabelecem uma ligação entre as práticas vernaculares dos jogos online e das práticas dominantes escolares.

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Biografia do Autor

Cleide Beatriz Tambosi Pisetta, Universidade Regional de Blumenau (Furb)

Mestre em Educação na linha de Linguagens, Arte e Educação pela Universidade Regional de Blumenau (Furb). Faz parte do Grupo de Pesquisa Linguagens e Letramentos na Educação. Faz parte da equipe editorial Atos de Pesquisa - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (PPGE/Furb) e Bolsista Furb(2016-2018).

 

Isabela Vieira Barbosa, Universidade Regional de Blumenau (Furb)

Doutoranda em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (Furb).  Mestre em Educação pela Furb.

Adriana Fischer, Universidade Regional de Blumenau (Furb)

Doutora e mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). Docente do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras (Departamento de Letras) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Regional de Blumenau (Furb). Atuou como docente no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL, Mestrado e Doutorado) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), como Investigadora Auxiliar no Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho, em Braga, Portugal.

 

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Publicado

2020-07-02

Como Citar

Pisetta, C. B. T., Barbosa, I. V., & Fischer, A. (2020). USOS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS COM LINGUA INGLESA POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. fólio - Revista De Letras, 12(1). https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6160