GÊNEROS DISCURSIVO-TEXTUAIS E GRAMÁTICA: PEDRAS NO CAMINHO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS?

Autores

  • Karen Correia Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)
  • Cláudio Márcio do Carmo Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6532

Resumo

Este artigo discute alguns aspectos da representação do professor de português da escola básica frente às responsabilidades que lhe são atribuídas socialmente a partir da Análise do Discurso proposta por James Paul Gee. Ele se baseia na análise de entrevistas semiestruturadas de professores de português atuantes e de alunos de um curso de Letras quanto à problemática envolvida com esse tema. Conclui que, à esteira das dificuldades inerentes à atuação profissional e a teorias aprendidas, há uma distância considerável que ora pende a uma tensão do discurso acadêmico, ora o traz como essencial, ora demonstra certo despreparo em lidar com a diferença entre a prática docente e o universo especializado que conduz grande parte do fazer docente, numa conexão estreita com as reponsabilidades que a sociedade atribui a esse importante ator no interior da instituição escolar.

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Biografia do Autor

Karen Correia, Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)

Mestre em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Cláudio Márcio do Carmo, Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)

Professor Associado do Departamento de Letras da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ/CNPq).
Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

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Publicado

2020-07-02

Como Citar

Correia, K., & do Carmo, C. M. (2020). GÊNEROS DISCURSIVO-TEXTUAIS E GRAMÁTICA: PEDRAS NO CAMINHO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS?. fólio - Revista De Letras, 12(1). https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6532