CICLO DE APRENDIZAGEM E A PRODUÇÃO DE NOTÍCIAS JORNALÍSTICAS EM UM CONTEXTO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6541Resumo
Este artigo fundamenta-se teoricamente à Linguística Sistêmico-funcional de Halliday (2014) e à Pedagogia de Gêneros (Martin; Rose, 2008, 2012) e tem como objetivo apresentar a implementação do Ciclo de Aprendizagem com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública. Buscou-se, dessa forma, evidenciar possíveis formas de aprendizagem explícita do gênero notícias, bem como a escrita autônoma de textos. A metodologia aplicada é estabelecida pelo Ciclo de Aprendizagem com alunos que frequentam o turno inverso para um projeto de letramento, oferecido por uma professora da rede municipal. Apresenta-se a análise da produção de um aluno e discute-se a influência da implementação do Ciclo no letramento dos alunos envolvidos.
Downloads
Referências
2. BRASIL. Ministério da Educação/Diretoria de Avaliação da Educação Básica (DAEB). Brasil no PISA 2015. Sumário Executivo, Brasília, DF, 2016
3. BERNSTEIN, B. The structuring of pedagogic discourse. Routledge, 1990.
4. BERNSTEIN, B. Pedagogy, symbolic control, and identity: Theory, research, critique. Rowman & Littlefield, 2000.
5. BUTT, D.; FAHEY, R.; SPINKS, S. & ALLOP, C. Using Functional. Grammar: An Explorer's Guide. NationaL. Centre for English Language Teaching and Research, Sidney: Claredon Printing, 2003.
6. EGGINS, S. Introduction to systemic functional linguistics. New York/London: Continuum. 2014.
7. GOUVEIA, C. A. M. Compreensão leitora como base instrumental do ensino da produção escrita. In: SILVA, W. R.; SANTOS, J. S.; MELO, M. A. (org.), Pesquisas em Língua(gem) e demandas do ensino básico. Campinas, Pontes Editores, p. 203-231, 2014
8. HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. 5a ed. Revisada por MATTHIESSEN, C. M. I. M. London: Edward Arnold, 2014.
9. HALLIDAY, M. A. K.; An introduction to functional grammar. 2ª ed. London E. Arnold, 1994.
10. HALLIDAY, M. A. K. Language as social semiotics. 1978.
11. HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Language, context, and text: Aspects of language in a social-semiotic perspective. 1989.
12. MARTIN, J. R. Grammar meets genre: Reflections on the “Sydney School”. Arts: the journal of the Sydney University Arts Association, 22, 47-95, 2000.
13. MARTIN, J. R.; ROSE, D. Learning to write, reading to learn: Genre, knowledge and pedagogy in the Sydney School. Equinox, 2012.
14. MARTIN, J. R.; ROSE, D. Genre relations: Mapping culture. Equinox, 2008
15. PAINTER, C. Into the Mother Tongue: a case study of early language development, London, 1984.
16. ROSE, D. Genre, knowledge and pedagogy in the ‘Sydney School’ David Rose Artemeva, N & A Freedman (Eds.) 2015 Trends and traditions in genre studies. Alberta, Canada: Inkshed, 2015a.
17. ROSE, D. New developments in genre-based literacy pedagogy David Rose In C A. MacArthur,S Graham, J Fitzgerald [Eds.] 2015 Handbook of Writing Research, 2nd Edition. New York: Guilford, 2015c
18. ROSE, D. Analysing pedagogic discourse: an approach from genre and register. Functional Linguistics, 2014. Disponível em https://www.readingtolearn.com.au/wpcontent/uploads/2016/01/Analysing-pedagogic-iscourse.pdf>. Disponível em 21 abr 2020.
19. ROTHERY, J. Making changes: developing an educational linguistics. Hasan & Williams. 1996, p. 86-123.
20. WHITE P. R. R. Telling Media Tales: The News Story as Rhetoric. Unpublished PhD thesis, University of Sydney. 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença