OS CINCO MANDAMENTOS DO PROFESSOR DA EJA: AS IDENTIDADES E REPRESENTAÇÕES DO PROFESSOR DESEJÁVEL EM REPORTAGEM

Autores

  • Mônica Trindade Dias Magalhães Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)
  • Nádia Dolores Fernandes Biavati Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6551

Palavras-chave:

Cultura; EJA; Representação Social; Semântica da Enunciação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma análise da reportagem “Os cinco mandamentos do professor da EJA” publicada em 28 de março de 2019 no site da Revista Gestão Escolar da Nova Escola. Para desenvolvermos a análise, utilizamos como referencial teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2009), Jodelet (2011) e da Semântica da Enunciação, especificamente, Dias (2013) e Guimarães (2017, 2018) do qual adotamos e utilizamos a noção/conceito de locutor e enunciador. Também utilizamos o conceito de cultura proposto por Carmo (2014), de identidade propostos por Hall (2011), Coracini (2003) e Bauman (2005) e de diversidade cultural proposto por Cox (1993), com o intuito de identificar e analisar as representações sociais e as identidades que permeiam os discursos na reportagem. Percebemos que as representações de professor da EJA traçam o modo como o aluno deve ser considerado, para além dos conteúdos e habilidades a serem cobradas.

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Biografia do Autor

Mônica Trindade Dias Magalhães, Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)

Mestranda em Discurso e Representação Social pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ).

Nádia Dolores Fernandes Biavati, Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora adjunta da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), onde atua no Programa de Mestrado em Letras: Teoria Literária e Crítica da Cultura.

Referências

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Publicado

2020-07-02

Como Citar

Dias Magalhães, M. T., & Biavati, N. D. F. (2020). OS CINCO MANDAMENTOS DO PROFESSOR DA EJA: AS IDENTIDADES E REPRESENTAÇÕES DO PROFESSOR DESEJÁVEL EM REPORTAGEM. fólio - Revista De Letras, 12(1). https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6551