UM BREVE OLHAR PARA A BNCC, AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO

A BRIEF LOOK AT BNCC, DIGITAL TECHNOLOGIES AND TEXTUAL PRODUCTION IN HIGH SCHOOL

Autores

  • Fernanda de Quadros Carvalho Mendonça Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Claudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6893

Palavras-chave:

BNCC

Resumo

A cibercultura é uma realidade que cada dia mais faz parte da nossa sociedade transformando-a constante e rapidamente. Sendo assim, a inserção das tecnologias digitais no fazer pedagógico e no ambiente escolar se faz necessária de maneira que permita ao aluno a construção do conhecimento baseado em práticas colaborativas. O presente texto tem o objetivo de apresentar uma breve análise em torno das diretrizes constante na Base Nacional Curricular Comum, doravante BNCC, no tocante ao uso das tecnologias digitais na sala de aula, focalizando a produção textual no ensino médio. De cunho qualitativo, este trabalho caracteriza-se na perspectiva da pesquisa documental e de estudos teóricos à luz de autores como Alves (1998), Bohn (2013), Lévy (2010) e Marcuschi, (2004). Os resultados nos indicam que a BNCC preconiza que as tecnologias digitais sejam assumidas como um elemento relevante para elaboração de novas práticas pedagógicas.

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Biografia do Autor

Fernanda de Quadros Carvalho Mendonça, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Mestranda em Letras: Cultura, Educação e Linguagens pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Bolsista da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

Claudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Professora Titular na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

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Publicado

2020-07-02

Como Citar

Mendonça, F. de Q. C., & Soares, C. V. C. de O. (2020). UM BREVE OLHAR PARA A BNCC, AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO: A BRIEF LOOK AT BNCC, DIGITAL TECHNOLOGIES AND TEXTUAL PRODUCTION IN HIGH SCHOOL. fólio - Revista De Letras, 12(1). https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6893