DO PRESENCIAL AO DIGITAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: O ETHOS REVELADO PELO PROFESSOR EM ATIVIDADE REMOTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8326

Palavras-chave:

Atividade Remota; Linguagem e Trabalho; Pandemia; Professor.

Resumo

Recorrendo aos estudos teóricos sobre linguagem e trabalho, este estudo tem como objetivo analisar a construção do ethos discursivo do professor, como imagem de si, em atividade de trabalho remoto, quando submetido a uma cenografia atípica que o leva ao uso de si por si e pelos outros para a realização do seu trabalho. A fim de desenvolver a análise dos dados, nos apoiamos nos pressupostos teóricos da cenografia e do ethos da Análise do Discurso de Maingueneau (2008; 2013; 2015; 2018; 2019; 2020), bem como nos preceitos da Ergologia, propostos por Schwartz (2014), Schwartz e Durrive (2010), Nouroudine (2002), Faïta (2002) e Souza-e-Silva (2002). Esta é uma pesquisa bibliográfica e exploratória, com abordagem qualitativa. O corpus é constituído pelo depoimento de uma professora, postado na rede social Facebook, após ela sofrer uma crise de ansiedade por não conseguir concluir uma videoaula. Observamos que a docente, ao permitir o “uso de si por si” e “de si pelos outros”, foi além do limite saudável para sua atividade. Verificamos que as dramáticas e renormalizações vivenciadas pela professora levaram-na a revelar um ethos de esgotamento físico e psicológico, sentindo-se pressionada e desvalorizada pela sociedade e clamando por reconhecimento.

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Biografia do Autor

Elaine Ribeiro, Instituto Federal Catarinense - Campus Fraiburgo - Fraiburgo, SC; Universidade de Passo Fundo - Passo Fundo, RS.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS. Bolsista Capes. Professora de português/espanhol do Instituto Federal Catarinense – Campus Fraiburgo, Fraiburgo.

Julia Caroline Goulart Blank, Universidade de Passo Fundo (UPF); Instituto Federal do Rio Grande do Su (IFRS) - Campus Ibirubá

Doutoranda em Letras na Universidade de Passo Fundo (UPF). Bolsista Capes. Jornalista do Instituto Federal do Rio Grande do Su (IFRS) -  Campus Ibirubá, RS.

Ernani Cesar de Freitas, Universidade de Passo Fundo (UPF)l; Universidade Feevale

Doutor em letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio grande do Sul (Puc-RS). Realizou estágio de pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem  na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP). Professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF). Professor do Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS.  

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Publicado

2021-07-31

Como Citar

Ribeiro, E., Goulart Blank, J. C., & de Freitas, E. C. (2021). DO PRESENCIAL AO DIGITAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: O ETHOS REVELADO PELO PROFESSOR EM ATIVIDADE REMOTA. fólio - Revista De Letras, 13(1). https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8326

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados