DO PRESENCIAL AO DIGITAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: O ETHOS REVELADO PELO PROFESSOR EM ATIVIDADE REMOTA
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8326Palavras-chave:
Atividade Remota; Linguagem e Trabalho; Pandemia; Professor.Resumo
Recorrendo aos estudos teóricos sobre linguagem e trabalho, este estudo tem como objetivo analisar a construção do ethos discursivo do professor, como imagem de si, em atividade de trabalho remoto, quando submetido a uma cenografia atípica que o leva ao uso de si por si e pelos outros para a realização do seu trabalho. A fim de desenvolver a análise dos dados, nos apoiamos nos pressupostos teóricos da cenografia e do ethos da Análise do Discurso de Maingueneau (2008; 2013; 2015; 2018; 2019; 2020), bem como nos preceitos da Ergologia, propostos por Schwartz (2014), Schwartz e Durrive (2010), Nouroudine (2002), Faïta (2002) e Souza-e-Silva (2002). Esta é uma pesquisa bibliográfica e exploratória, com abordagem qualitativa. O corpus é constituído pelo depoimento de uma professora, postado na rede social Facebook, após ela sofrer uma crise de ansiedade por não conseguir concluir uma videoaula. Observamos que a docente, ao permitir o “uso de si por si” e “de si pelos outros”, foi além do limite saudável para sua atividade. Verificamos que as dramáticas e renormalizações vivenciadas pela professora levaram-na a revelar um ethos de esgotamento físico e psicológico, sentindo-se pressionada e desvalorizada pela sociedade e clamando por reconhecimento.
Downloads
Referências
DANIELLOU, François. A ergonomia em busca de seus princípios: debates epistemológicos. São Paulo: Edgar Blücher, 2004.
DI FANTI, Maria da Glória Corrêa; BARBOSA, Vanessa Fonseca. Uma entrevista com Yves Schwartz. Letrônica, v. 9, n. esp., 222-233, nov. 2016.
FAÏTA, Daniel. Análise das práticas linguageiras e situação de trabalho: uma renovação metodológica imposta pelo objeto. In: SOUZA-E-SILVA, Maria Cecília Pérez; FAÏTA, Daniel (org.). Linguagem e trabalho: construção de objetos de análise no Brasil e na França. São Paulo: Cortez, 2002. p. 45-60.
GUÉRIN, F. et al. Compreender o trabalho para transformá-lo: a prática da ergonomia. São Paulo: Blücher, 2001.
MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos discursos. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
MAINGUENEAU, Dominique. Discurso e Análise do Discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
MAINGUENEAU, Dominique. Ethos, cenografia, incorporação. In: AMOSSY, Ruth (org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2018. p. 69-92.
MANGUENEAU, Dominique. A propósito do ethos. In: MOTTA, Ana Raquel; SALGADO, Luciana (org.). Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2019. p. 11-29.
MAINGUENEAU, Dominique. Variações sobre o ethos. São Paulo: Parábola, 2020.
NOUROUDINE, Abdallah. A linguagem: dispositivo revelador da complexidade do trabalho. In: SOUZA-E-SILVA, Maria Cecília Pérez; FAÏTA, Daniel (org.). Linguagem e trabalho: construção de objetos de análise no Brasil e na França. São Paulo: Cortez, 2002. p. 17-30.
SCHWARTZ, Yves. Motivações do conceito de corpo-si: corpo-si, atividade, experiência. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 49, n. 3, p. 259-274, jul./set. 2014.
SCHWARTZ, Yves; DURRIVE, Louis. A linguagem em trabalho. In: SCHWARTZ, Yves; DURRIVE, Louis (org.). Trabalho e Ergologia: conversas sobre a atividade humana. 2. ed. Niterói: Ed. UFF, 2010. p. 131-188.
SOUZA-E-SILVA, Marília Cecília Pérez. A dimensão linguageira em situações de trabalho. In: SOUZA-E-SILVA, Marília Cecília Pérez; FAÏTA, Daniel (org.). Linguagem e trabalho: construção de objetos de análise no Brasil e na França. São Paulo: Cortez, 2002. p. 61-76.
VOGES, Márcia Cristina Neves; DI FANTI, Maria da Glória Corrêa. Usos de si no ensino remoto emergencial: A atividade docente sob os enfoques dialógico e ergológico. Signo, v. 45, n. 86, p. 193-205, jan./abr. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 fólio - Revista de Letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.