MODALIZAÇÃO COMO RECURSO ENUNCIATIVO: A MARCA DA SUBJETIVIDADE EM TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8364

Palavras-chave:

Modalização, Marca enunciativa, Subjetividade, Texto dissertativo-argumentativo

Resumo

Considerando que o recurso da modalização se configura como uma estratégia do sujeito manobrar o texto de acordo com seus interesses, neste artigo, procurou-se analisar sob o viés da Linguística Enunciativa e Textual, o uso dos modalizadores epistêmicos e deônticos em texto dissertativo-argumentativo. No que se refere à fundamentação teórica, recorreu-se as conceitualizações de Authier-Revuz (2004) e Ducrot (1987) e ainda, aos trabalhos de Coracini (1991), Corbari (2016), Nascimento (2010) e Pinto (1994). Como corpus de análise, utilizamo-nos de uma redação nota mil do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do ano de 2018. Sobre a abordagem aqui considerada, valemo-nos de pesquisa qualitativa caráter descritivo- interpretativista, pautada na revisão bibliográfica consultada.  Como resultado da análise, verificamos a presença das marcas enunciativa de modalização deôntica e epistêmica, ambas remetendo para a construção subjetiva de quem enuncia por meio da argumentação, o que nos permitiu verificar que o uso da modalização como marca enunciativa revela, no texto dissertativo-argumentativo, a atitude do enunciador de chamar atenção, ressaltar argumentos, avaliar informações, ou seja, seu posicionamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Lima da Silva, Universidade Federal do Maranhão (Ufma)

Mestranda em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma).

Monica Fontenelle Carneiro, Universidade Federal do Maranhão (Ufma)

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Universidade Federal do Maranhão (Ufma).

Referências

AUTHIER-REVUZ, J. Palavras mantidas a distância. In: AUTHIER-REVUZ, J. Entre a transparência e a opacidade: um estudo enunciativo do sentido. Tradução de Heloisa Monteiro Rosário. Porto Alegre, RS: EDIPUCRS, 1980: 2004, p. 217- 37

BENVENISTE, E. Da subjetividade na linguagem. In: BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral, 2 ed. Campinas: Editora da Unicamp, Pontes, 1998, p.284-293.

BRASILEIRO, Ada Magaly Matias. Manual de produção de textos acadêmicos e cientifícos. São Paulo: Atlas, 2013.

CORACINI, Maria José Rodrigues Faria. Um fazer persuasivo: o discurso subjetivo da ciência. -1. Ed. São Paulo: Educ: Campinas, SP: Pontes, 1991. 210p.

CORBARI, Alcione Tereza. Modalizadores: a negociação em artigo de opinião. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 16, n. 1, p. 117-131, jan./abr. 2016.

________. BIDARRA, Jorge. O modal dever epistêmico e deôntico um problema de processamento lexical. Ciências & Cognição. Vol. 11, 120-131, 2007.

DUCROT, Oswald. O dizer e o dito. Revisão técnica da tradução Eduardo Guimarães. –Campinas, SP: Pontes, 1987.

FIORIN, José Luíz. Argumentação. -1ªed., 2ª reimpressão. -São Paulo: Contexto, 2016.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção; BERNARDES, Alessandra Sexto; PEREIRA, Ana Paula Marques Sampaio; PEREIRA, Maria Leopoldina. O sujeito nos textos de Vigotski e do Círculo de Bakhtin: implicações para a prática da pesquisa em educação. Revista de Psicologia, v. 27, n. 1, p. 50-55, jan.-abr. 2015.

KOCH, Ingedore G. V. A inter-relação pela linguagem. 9 ed. –São Paulo: Contexto, 2002.

PINTO, Milton José. As marcas linguísticas da enunciação: esboço de uma gramática enunciativa do português. Rio de Janeiro: Numem Ed., 1994. 163p.

NASCIMENTO, Erivaldo Pereira do A. Modalização deôntica e suas peculiaridades semântico-pragmáticas. Fórum Lingüístico, Florianópolis, v.7, n.1 (30-45), jan-jun, 2010.

Redação de Matheus Martins Wengenroth Cardoso. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/images/stories/noticias/2019/outubro/24.10.2019redacaolink2.pdf. Acesso em: 09 de jan. de 2020.

SILVA, Carmem Luci da Costa. O estudo do texto em uma perspectiva enunciativa de linguagem. Revista D.E.L.T.A., 34.1, 2018 (419-433)

Downloads

Publicado

2021-07-31

Como Citar

Silva, M. L. da, & Carneiro, M. F. (2021). MODALIZAÇÃO COMO RECURSO ENUNCIATIVO: A MARCA DA SUBJETIVIDADE EM TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO. fólio - Revista De Letras, 13(1). https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8364