Educação Financeira Escolar e Modelagem Matemática: uma proposta de discussão para a Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.22481/intermaths.v2i1.8354Palavras-chave:
Educação Matemática, Educação Financeira, Modelagem Matemática, Educação BásicaResumo
Neste artigo, objetivamos apresentar uma proposta de atividade didática de Modelagem Matemática articulada à Educação Financeira Escolar para a Educação Básica, com temas relacionados à sonegação de impostos e ao saneamento básico. Para tanto, assumimos principalmente os apontamentos da Educação Financeira Escolar e da Modelagem Matemática. A partir da indagação: “de que formas valores sonegados em impostos podem ser investidos em políticas públicas que se voltam ao saneamento básico, a fim de diminuir desigualdades sociais decorrentes da ausência desse direito?”, por meio do processo de Modelagem Matemática, realizado enquanto discentes de um Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, propomos uma atividade didática com base em cinco momentos que podem contribuir para a inserção de discussões sobre Educação Financeira e Modelagem Matemática nas escolas, bem como, desenvolver a criticidade e criatividade dos estudantes, além de auxiliá-los na formação cidadã e evidenciar o papel social da Matemática. Assim, propomos que professores de Matemática da Educação Básica possam idealizar a atividade ou adaptá-la, desenvolvendo reflexões de aspectos relacionados à ética, educação fiscal, consumo, valor do dinheiro e saúde pública nas aulas de Matemática.
Downloads
Metrics
Referências
L. M. Fillos, “Modelagem Matemática nos anos 1980: narrativas e itinerários de cursos de especialização”, Tese, Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP, 2019.
P. Freire, “Pedagogia do Oprimido”, 69ª Edição, Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2019.
F. M. C. Rosa, M. T. Zampieri e A. P. S. Malheiros. “Uma Vivência com Modelagem na Formação Continuada de Professoras de Matemática: algumas compreensões”, Educação Matemática em Revista, Ano 20, n°46, 2015.
Brasil, “Lei nº 14.026, de 15 de julho de 2020”.
T. E. Klüber, “Uma meta compreensão da modelagem matemática na educação matemática”, Tese, Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil, 2012.
Sinprofaz, “Sonegação no Brasil – Uma Estimativa do Desvio da Arrecadação do Exercício de 2018”, Brasília/DF, junho de 2019.
A. M. Silva e A. B. Powell, “Um programa de Educação Financeira para a Matemática Escolar da Educação Básica”, in: Encontro Nacional de Educação Matemática, XI ENEM, 2013, Curitiba/PR, Anais... Curitiba/PR: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2013.
J. C. Barbosa, “Integrando Modelagem Matemática nas Práticas Pedagógicas”, Educação Matemática em Revista, São Paulo, ano 14, n. 26, Mar. 2009.
R. Bogdan e S. Biklen, “Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos”, Porto Editora: Porto, 1994.
Brasil, Ministério da Educação, “Base Nacional Comum Curricular”, 2018.
A. L. B. Hartmann e M. V. Maltempi, “Contribuições de tecnologias na abordagem da Educação Financeira em tempos de pandemia”, in: II Simpósio Internacional de Tecnologias em Educação Matemática, II SITEM, 2020, Rio Claro/SP, Mural Científico… Rio Claro/SP: Universidade Estadual Paulista, Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática, 2020.
A. L. B. Hartmann, “Educação Financeira em Pesquisas Stricto Sensu no Brasil: um levantamento bibliográfico com foco na Tomada de Decisão”, Trabalho de Conclusão de Curso, Licenciatura em Matemática, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019.
A. J. L. Bigode, “Base, que Base? O Caso da Matemática”, in: F. Cássio e R. Catelli Jr. (Orgs.), Educação é a Base? 23 Educadores Discutem a BNCC, São Paulo: Ação Educativa, 2019.
A. P. S. Malheiros e R. Forner, “Um Olhar Freireano para a Base Nacional Comum Curricular de Matemática”, Revista Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 23, p. 1-14, 2020.
R. A. Souza, “Educação financeira: uma abordagem centrada na modelagem matemática”, Tese, Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
M. F. Oliveira e L. A. Pires, “Modelagem Matemática na Avaliação de Impacto Ambiental: Abordagem metodológica no ensino de cálculo em um curso de engenharia”, Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 25, n. 69, p. 04-13, out./dez. 2020.
G. S. Barbosa, J. M. Araújo e A. M. M. Paes, “Modelagem Matemática e Educação Financeira: uma integração possível no desenvolvimento da criticidade dos estudantes”, Educação Matemática Debate, Montes Claros (MG), Brasil. v. 4, n. 10, p. 1-25, 2020.
R. S. Silva e M. A. Reinheimer, “Educação Financeira na Escola Básica: um experimento com Modelagem Matemática”, Revista Educar Mais, 2019, volume 3, nº 2, p. 246-255.
Brasil, Ministério da Educação, “Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática”, (3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental), Brasília: MEC, 1998.
J. C. Barbosa, “Modelagem Matemática: O que é? Por que? Como?”, Veritati, n. 4, p. 73-80,
T. E. Klüber e D. Burak, “Concepções de modelagem matemática: contribuições teóricas”, Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 10, n. 1, pp. 17-34, 2008.
M. R. D. Veronez e G. G. Veleda, “Reflexões sobre a Realidade em uma Atividade de Modelagem Matemática”, Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, p. 1237-1252, n. 21, 2016.
M. N. Mesquita e A. J. Ceolim, “Modelagem Matemática: abordagens na educação básica na perspectiva da Educação Matemática Crítica”, Revista Paranaense de Educação Matemática, v.6, n.12, p. 281-305, 2017.
A. P. S. Malheiros, L. B. Souza e R. Forner, “Olhares de docentes sobre as possibilidades da Modelagem nas aulas de Matemática”, Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 12, p. 1-22, 2021. https://doi.org/10.26843/rencima.v12n2a04
Sinprofaz. “Sonegação no Brasil – Uma Estimativa do Desvio da Arrecadação
do Exercício de 2018”. Brasília/DF, junho de 2019. Disponível em: http://www.quantocustaobrasil.com.br/artigos-pdf/quanto-custa-o-brasil-pra-voce-%
sonegacao-no-brasil-uma-estimativa-do-desvio-da-arrecadacao-do-exercicio-de-2018.pdf>.
Acesso em: 27 mar. 2021.
F. C. Araújo e G. L. Bertussi. “Saneamento Básico no Brasil: estrutura tarifária e regularização”. Planejamento e Políticas Públicas, PPP, n. 51, jul./dez. 2018. Disponível em: < http://repositorio. ipea.gov.br/bitstream/11058/9864/1/ppp_51_saneamento.pdf>. Acesso em: 27 mar. 2021.
P. Freire, “Pedagogia do oprimido”, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 INTERMATHS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All content of Revista INTERMATHS/Journal INTERMATHS is licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY 4.0).