Educação Financeira Escolar e Modelagem Matemática: uma proposta de discussão para a Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/intermaths.v2i1.8354

Palavras-chave:

Educação Matemática, Educação Financeira, Modelagem Matemática, Educação Básica

Resumo

Neste artigo, objetivamos apresentar uma proposta de atividade didática de Modelagem Matemática articulada à Educação Financeira Escolar para a Educação Básica, com temas relacionados à sonegação de impostos e ao saneamento básico. Para tanto, assumimos principalmente os apontamentos da Educação Financeira Escolar e da Modelagem Matemática. A partir da indagação: “de que formas valores sonegados em impostos podem ser investidos em políticas públicas que se voltam ao saneamento básico, a fim de diminuir desigualdades sociais decorrentes da ausência desse direito?”, por meio do processo de Modelagem Matemática, realizado enquanto discentes de um Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, propomos uma atividade didática com base em cinco momentos que podem contribuir para a inserção de discussões sobre Educação Financeira e Modelagem Matemática nas escolas, bem como, desenvolver a criticidade e criatividade dos estudantes, além de auxiliá-los na formação cidadã e evidenciar o papel social da Matemática. Assim, propomos que professores de Matemática da Educação Básica possam idealizar a atividade ou adaptá-la, desenvolvendo reflexões de aspectos relacionados à ética, educação fiscal, consumo, valor do dinheiro e saúde pública nas aulas de Matemática.

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Biografia do Autor

Andrei Luís Berres Hartmann, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com participação em projetos de pesquisa, ensino e extensão, como bolsa do Programa de Licenciaturas (PROLICEN), atuando em pesquisas com enfoque na formação de professores, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), pesquisando na área de Educação Financeira, estudos aprofundando Álgebra Linear, trabalho de Acompanhamento Pedagógico e monitoria de Cálculo com alunos do CTISM-UFSM. Foi membro coordenador do Diretório Acadêmico do Curso de Matemática da UFSM (2018 - 2019), participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMat) e Educação Matemática: grupo de estudos e pesquisas (EMgep). Atualmente, mestrando em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP), com pesquisa voltada a formação de professores de Matemática com relação a Educação Financeira. É membro do Grupo de Pesquisas em Informática, Outras mídias e Educação Matemática (GPIMEM).

Ana Carolina Ferreira Rangel, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Mestranda em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Unesp, Rio Claro, SP. Licenciada em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2019). Foi bolsista PIBID/CAPES da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Resolução de Problemas, Geometria, GeoGebra, Álgebra e Jogos. 

Ana Paula dos Santos Malheiros, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Professora Livre-Docente do Departamento de Educação da UNESP, São José do Rio Preto, SP e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, PPGEM, da UNESP, Rio Claro, SP. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela UNESP, Rio Claro (2000), mestrado (2004), doutorado (2008) e livre-docência (2019) em Educação Matemática pela mesma instituição. Tem experiência na área de Educação, mais especificamente, Educação Matemática e suas pesquisas têm foco, prioritariamente, em Modelagem Matemática e Formação de Professores, sendo principal aporte teórico Paulo Freire. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Diálogos e Indagações sobre Escolas e Educação Matemática (DIEEM), cadastrado no Diretório de Grupos do CNPq e certificado pela Unesp. Atualmente é Editora Associada do Bolema e vice-coordenadora do Grupo de Trabalho em Modelagem Matemática (GT-10) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

Berres Hartmann, A. L., Ferreira Rangel, A. C. ., & dos Santos Malheiros, A. P. (2021). Educação Financeira Escolar e Modelagem Matemática: uma proposta de discussão para a Educação Básica. Intermaths, 2(1), 106-120. https://doi.org/10.22481/intermaths.v2i1.8354

Edição

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Artigos