Paulo Freire e a Educação Matemática: entrelaces de pesquisas
DOI:
https://doi.org/10.22481/intermaths.v3i1.10704Palavras-chave:
Formação Permanente, Inédito Viável, Modelagem Matemática, Práxis, Situação LimiteResumo
Neste ensaio teórico, amparado pelo paradigma qualitativo, temos por objetivo apresentar algumas contribuições que o legado de Paulo Freire tem dado as pesquisas em Educação Matemática, em particular, em Modelagem Matemática. Para isso, descrevemos nossos encontros com a obra de Paulo Freire e evidenciamos como eles modificaram nossas pesquisas e práticas. Também fazemos uma revisão da obra de Freire, considerando menções acerca da matemática, e discutimos sua atualidade. Evidenciamos, com isso, as contribuições da obra do patrono da Educação brasileira para a Educação Matemática, especificamente para a Modelagem. Intencionamos, com esse artigo, trazer elementos para suscitar outras pesquisas que discutam a relação de alguns conceitos freireanos com as investigações que envolvam o ensino e a aprendizagem de Matemática, inspirando trabalhos que ambicionem a constituição de uma educação matemática libertadora, emancipadora e humanizadora.
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