Construção de Imagens de Conceitos a partir de Modelos Matemáticos obtidos com o Programa Tracker

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/intermaths.v2i2.8983

Palavras-chave:

Mathematical Modeling, Mathematics Teaching, Tracker Software

Resumo

Este trabalho tem por objetivo investigar o potencial de aliar a metodologia de Modelagem Matemática com o uso do programa Tracker com estudantes da graduação em Matemática-Licenciatura na reconstrução de modelos físicos, para construção de conceitos de função. Para isso foi realizado um estudo qualitativo de caráter exploratório, envolvendo atividades de campo. Nossos resultados parciais apontam para uma maior compreensão na construção dos modelos, já que os modelos matemáticos podem ser recriados a partir da correlação a modelos físicos já validados, também verificou-se que o programa Tracker possibilita uma excelente percepção visual de diferentes imagens de conceitos, que compreendemos favorecer a construção de definição de novos conceitos ou modificação e ampliação de conceitos já construídos no cognitivo do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Radael de Souza Parolin, Federal University of Pampa, Itaqui-RS, Brazil

Researcher and professor at the Federal University of Pampa (UNIPAMPA), Brazil. Doctor in Computational Modeling at the State University of Rio de Janeiro (UERJ), Brazil. Leader of the Pampa’s Mathematics Research Group (UNIPAMPA) and member of the GPEACIM: Research Group on Teaching and Learning in Science and Mathematics (UFSM). His research interests include mathematical and computational modeling, mathematics education and computational intelligence.

Alex Sandro Gomes Leão, Federal University of Pampa, Itaqui-RS, Brazil

Teacher of Higher Education at the Federal University of Pampa, Campus Itaqui/RS. Doctor in Science Teaching, working in the lines of Teaching-Learning of Mathematics, its philosophical and epistemological foundations, Teacher Training, Teaching-Learning Processes at school, at the University, and the Research and Scientific Education Laboratory. Member of the ComCiência Research Group: Research Group on Environment, Education, Scientometrics and Science Teaching, the Research Group (UNIPAMPA) and the GPEACIM: Research Group on Teaching and Learning in Science and Mathematics (UFSM).

Tatiane Zago Bonorino, Federal University of Pampa, Itaqui-RS, Brazil

Student in Mathematics at the Federal University of Pampa (UNIPAMPA), Brazil. She developed teaching and research activities at PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). Her research interests include real analysis and applied mathematics.

Maria Eduarda Berro Sabin Santos, Federal University of Pampa, Itaqui-RS, Brazil

Student in Mathematics at the Federal University of Pampa (UNIPAMPA), Brazil. She developed teaching and research activities at PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). Her research interests include real analysis and applied mathematics.

Referências

D. Tall and S. Vinner, “Concept image and concept definition in mathematics with particular reference to limit and continuity”, Educational Studies in Mathematics, vol. 12, no. 2, pp. 151–169, 1981. https://doi.org/10.1007/BF00305619

A. S. G. Leão and V. Bisognin, “Construção do conceito de função no ensino fundamental por meio da metodologia de resolução de problemas”, Educação Matemática em Revista, vol. 1, no. 10, pp. 27–35, 2009.

L. W. Almeida, K. P. Silva, and R. E. Vertuan, Modelagem Matemática na Educação Básica. São Paulo: Contexto, 2012.

R. C. Bassanezi, Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. São Paulo: Contexto, 2002.

R. Magarinus, L. Buligon, and M. M. Martins, “Uma proposta para a introdução do ensino de funções através da utilização do programa Tracker”, Ciência e Natura, vol. 37, no. 3, pp. 481–498, 2015.

D. Brown, R. Hanson, and W. Christian, “Tracker: Video analysis and modeling tool”, 2021. Access date: 20 jun. 2021.

M. C. Borba and A. Chiari, Tecnologias Digitais e Educação Matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2013.

M. A. Cavalcante and C. R. C. Tavolaro, “Estudo do lançamento horizontal utilizando o computador para aquisição e análise de dados”, Caderno Brasileiro de Ensino de Física, vol. 14, no. 3, pp. 276–287, 1997.

D. Halliday, R. Resnick, and J. Walker, Fundamentos de Física: Mecânica, vol. 1. São Paulo: LTC, 10 ed., 2016.

A. R. Souza, D. F. V. Arévalo, E. R. Viveiros, and O. L. C. Abril, Ensino de Ciências e Matemática IV: temas de investigação, ch. Uso de GeoGebra para analisar o movimento harmônico simples por meio do pêndulo simples. São Paulo: UNESP, 2010.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

Parolin, R. de S., Leão, A. S. G., Bonorino, T. Z. ., & Santos, M. E. B. S. (2021). Construção de Imagens de Conceitos a partir de Modelos Matemáticos obtidos com o Programa Tracker. Intermaths, 2(2), 245-255. https://doi.org/10.22481/intermaths.v2i2.8983

Edição

Seção

Dossiê