Típico versus atípico no desenvolvimento da escrita: Uma visão da complexidade

Autores

  • Laís Rodrigues Silva Bockorni GEPDEF
  • Nirvana Ferraz Santos Sampaio Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Maria de Fátima Baia Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v7i1.13180

Palavras-chave:

Desenvolvimento de escrita, Sistemas Adaptativos Complexos, Dislexia

Resumo

O presente artigo visa discutir a relação entre o típico e atípico no desenvolvimento da escrita. Nosso embasamento teórico é um diálogo entre o paradigma dos Sistemas Adaptativos Complexos (LARSEN-FREEMAN, 1997; BAIA, 2013; STIRLING, 2014; SOARES, 2016) e a Neurolinguística Discursiva (COUDRY, 2002; COUDRY, BORDIN, 2019), visto que cremos que essa abordagem pode acrescentar uma nova perspectiva aos estudos de desenvolvimento da escrita. Analisamos dados de dois sujeitos, ML (ABAURRE, FIAD, MAYRINK-SABINSON, 1997), com desenvolvimento típico, e AC (PEROTTINO et al, 2019), com desenvolvimento atípico - diagnóstico de dislexia, a fim de discutir o desenvolvimento da escrita como um sistema complexo.

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Biografia do Autor

Nirvana Ferraz Santos Sampaio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Nirvana Ferraz Santos Sampaio, UESB

Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UESB.

Maria de Fátima Baia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Maria de Fátima Baia , UESB

Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UESB.

Referências

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Publicado

2019-12-17

Como Citar

Bockorni, L. R. S. ., Sampaio, N. F. S. ., & Baia, M. de F. . (2019). Típico versus atípico no desenvolvimento da escrita: Uma visão da complexidade. Língu@ Nostr@, 7(1), 50 - 67. https://doi.org/10.22481/lnostra.v7i1.13180