Típico versus atípico no desenvolvimento da escrita: Uma visão da complexidade
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v7i1.13180Palavras-chave:
Desenvolvimento de escrita, Sistemas Adaptativos Complexos, DislexiaResumo
O presente artigo visa discutir a relação entre o típico e atípico no desenvolvimento da escrita. Nosso embasamento teórico é um diálogo entre o paradigma dos Sistemas Adaptativos Complexos (LARSEN-FREEMAN, 1997; BAIA, 2013; STIRLING, 2014; SOARES, 2016) e a Neurolinguística Discursiva (COUDRY, 2002; COUDRY, BORDIN, 2019), visto que cremos que essa abordagem pode acrescentar uma nova perspectiva aos estudos de desenvolvimento da escrita. Analisamos dados de dois sujeitos, ML (ABAURRE, FIAD, MAYRINK-SABINSON, 1997), com desenvolvimento típico, e AC (PEROTTINO et al, 2019), com desenvolvimento atípico - diagnóstico de dislexia, a fim de discutir o desenvolvimento da escrita como um sistema complexo.
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