Gêneros textuais no livro didático da EJA: as práticas sociais de leitura e de escrita

Autores

  • Lislei Silva de Brito SENAC – Salvador
  • Valquíria Claudete Machado Borba Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v6i1.13201

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Gêneros textuais na EJA, Práticas Sociais de leitura e escrita na EJA, Livro Didático para EJA

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar os gêneros textuais presentes em um livro didático de EJA,  tendo em vista as práticas sociais de leitura e de escrita na educação de jovens e adultos. Buscamos compreender se os gêneros textuais presentes no livro didático da EJA atendem às necessidades sociais de leitura e escrita dos jovens e adultos dessa modalidade de ensino. A análise de dados mostrou que os gêneros  textuais presentes no livro didático da EJA atendem às necessidades sociais de leitura e escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lislei Silva de Brito, SENAC – Salvador

Lislei Silva de Brito, SENAC – Salvador

Pedagoga. Especialista em Psicopedagogia e em Docência para Educação Profissional. Supervisora Pedagógica do SENAC – Salvador - BA. 

Valquíria Claudete Machado Borba, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Valquíria Claudete Machado Borba, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Profa. Titular do Departamento de Educação – Campus I da UNEB e do Programa de Pós-Graduação
em Estudo de Linguagens – PPGEL da UNEB. 

Referências

ANDRADE, E. N; SILVA, R. P. Produção de diferentes gêneros textuais em turmas de alfabetização de jovens e adultos: dificuldades e possibilidades. In: ALBUQUERQUE, E. B; LEAL, T.F (Org.). A Alfabetização de Jovens e Adultos em uma perspectiva de letramento. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. P. 137-159

BRASIL. Ministério da Educação. Guia de livros didáticos: PNLD 2011: EJA/ Ministério da Educação. – Brasília: MEC; SECAD, 2010.

FREITAS, Marinaide Lima de Queiroz; CAVALCANTE, M. V. Um olhar sobre os materiais didáticos da Educação de Jovens e Adultos. In: I Congresso Internacional de EJA, 2010, João Pessoa. Educação de Jovens e Adultos. João Pessoa: UFPB, 2010. v. 1.

FREITAS. G. C. Sobre a consciência fonológica. In: R. R. Lamprecht. Aquisição Fonológica do Português: Perfil de Desenvolvimento e Subsídios para a Terapia (pp. 177-192). Porto Alegre: Artmed, 2004.

HUERGA, Susana. Memória, identidades e uma oficina na EJA. Porto alegre: Mediação, 2009.

INNOCÊNCIO, Mariângela Tostes. Ensino de Língua Portuguesa na EJA: Os gêneros argumentativos. UFGF. GT: Educação de Pessoas Jovens e Adultas/ n.18. Sem financiamento, 2005.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A.P. et al. Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna 2002. p. 19-36

MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos: primeiro segmento do Ensino Fundamental. (1ª a 5ª). Língua Portuguesa. Brasília, 2001.

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Educação e Letramento. São Paulo: UNESP, 2004 (Coleção Paradidáticos; Série Educação).

SANTANA, Simone Cristina; ROMUALDO, Edson Carlos. Gêneros textuais na EJA: um caminho para o letramento? Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, 2010. Anais ISSN 2177-6350

SILVA, M. F. P. S. E.; OLIVEIRA, A. A. Práticas de Leitura e Letramento. In: I Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 2008, São Paulo. Anais do I Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. São Paulo, 2008. v. 1.

Downloads

Publicado

2019-07-07

Como Citar

de Brito, L. S. ., & Borba, V. C. M. . (2019). Gêneros textuais no livro didático da EJA: as práticas sociais de leitura e de escrita. Língu@ Nostr@, 6(1), 42 - 62. https://doi.org/10.22481/lnostra.v6i1.13201