Escrita Alfabética: sistema, representação e notação
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i1.14681Palavras-chave:
Alfabetização, Escrita Alfabética, LinguísticaResumo
No processo de alfabetização é fundamental a compreensão da natureza da escrita alfabética em língua portuguesa como sistema, representação e notação para não a reduzir a um código. Por isso, é relevante compreender o que seja cada um desses conceitos e, também, qual a relação entre eles na constituição dessa escrita. Partindo de uma pesquisa bibliográfica, tem-se por objetivo delimitar conceitualmente as noções de sistema, representação e notação, articulando-as à escrita alfabética, a partir de uma perspectiva linguística. Para isso, discute-se a relação entre língua, fala, oralidade e escrita, a partir do pensamento saussuriano; baseado em uma perspectiva linguística, apresenta-se o conceito de sistema e o aplica à escrita da língua portuguesa; explicando a escrita ideográfica e a fonográfica, discorre-se sobre a noção de representação gráfica da oralidade; por fim, define-se o conceito de notação, explicando por que não é adequado considerar a escrita alfabética como um código. Destarte, defende-se que, no processo de aprendizagem inicial da língua portuguesa escrita, é importante considerar a íntima interação entre sistema, representação e notação não só para entender sua natureza, mas também para compreender as dificuldades dos alunos e, assim, planejar ações pedagógicas coerentes e adequadas ao aprendizado da escrita. Ademais, também se considera que o processo de alfabetização envolve não apenas a aquisição da escrita, mas também seu emprego em práticas reais de letramento.
Downloads
Referências
BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola, 2007.
BAJARD, Élie. O signo gráfico, chave da aprendizagem da escrita. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v. 23, n. 1, p. 201-225, jan./jun., 2016.
CÂMARA JR., Joaquim. Manual de Expressão Oral e Escrita. Petrópolis: Vozes, 1986.
FERIGOLO, Juciane. A língua enquanto sistema e a língua enquanto produção de sentidos para o sujeito. Raído, Dourados, MS, v. 3, n. 6, p. 73-84, jul./dez, 2009.
FERREIRO, Emilia. A representação da linguagem e o processo de alfabetização, in: _____. Reflexões sobre Alfabetização. São Paulo: Cortez, 2010. pp. 13-42.
KATO, Mary. No mundo da Escrita: uma Perspectiva Psicolinguística. São Paulo: Ática, 2005.
LYONS, John. Introdução à linguística teórica. São Paulo: Nacional, 1979.
MARTINS, Maria. Entre palavras e coisas. São Paulo: Editora da Unesp, 2002.
MARTINS, Maria. Saussure e o Curso de linguística geral: valores, confrontos, desconstrução. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2014a.
MARTINS, Raquel. Fonema. In: FRADE, Isabel; VAL, Maria; BREGUNCI, Maria. Glossário Ceale: Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para Educadores. Belo Horizonte, FaE/UFMG, 2014b.
MARTINS, Lígia; CARVALHO, Bruna; DANGIÓ, Meire. O processo de alfabetização: da pré-história da escrita a escrita simbólica. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 337-346, mai./ago., 2018.
MORAIS, Artur. Se a escrita alfabética é um sistema notacional (e não um código), que implicações isso tem para a alfabetização? In: MORAIS, Artur; ALBUQUERQUE, Eliane; LEAL, Telma. Alfabetização: apropriação do Sistema de Escrita Alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. pp. 29-46.
MORAIS, Artur. Sistema de Escrita Alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
MORAIS, Artur; LEITE, Tânia. A escrita alfabética: por que ela é um sistema notacional e não um código? Como as crianças dela se apropriam? In: BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética, ano 1, un. 3. Brasília: MEC/SEB, 2012. pp. 6-18.
OLIVEIRA, Marco. Conhecimento Linguístico e Apropriação do Sistema de Escrita: caderno do formador. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005.
ROJO, Roxane. Linguagem: representação ou mediação. Veredas, Juiz de Fora, v. 1, n. 1, p. 41-49, jul./dez., 1997.
SAUSSURE, Ferdinand. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix, 2012.
STAUB, Augustus. Hermann Paul, F. de Saussure e K. Bühler na Linguística Moderna. Brasília: Thesaurus, 1981.
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2021.
WEEDWOOD, Barbara. História concisa da linguística. São Paulo: Parábola, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Língu@ Nostr@
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.